A Vila Cultural Canto do MARL realiza, nesta quarta-feira (30), um bate-papo com integrantes da Fábrica de Gigantes, companhia do Rio de Janeiro que lançou, em abril, o espetáculo Gigantes Sonhadores. Disponível no Youtube, o curta traz música, perna de pau e acrobacias, e promete relembrar os encantos populares e magias lúdicas do Carnaval.
O bate-papo, que será transmitido no canal do Youtube do Canto do MARL, às 19h30, terá a participação da figurinista Alessandra Santhiago, da idealizadora Raquel Potí e da diretora musical Thaís Bezerra, todas artistas e produtoras de Gigantes Sonhadores. A conversa será mediada por Luli Rodrigues, da companhia londrinense Núcleo Ás de Paus, e o público poderá participar enviando suas perguntas.
A atividade faz parte da programação on-line "Cultura em Resistência”. Segundo a produtora cultural do Canto do MARL, Raquel Palma, a conversa abordará a idealização e produção do curta Gigantes Sonhadores, que foi beneficiado pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital Chamada Emergencial de Premiação Retomada Cultural RJ. Além disso, a obra conta com patrocínio do governo federal, viabilizado pela Secretaria de Cultura de Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Leia mais:
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
The Town terá Green Day, Sex Pistols, Iggy Pop e Pitty em noite do rock em 2025
CCXP 2024 traz Matt Smith, Ana de Armas e Patrick Dempsey a SP
Biblioteca Pública Municipal de Londrina terá encontros de meditação a partir desta quarta
Chamado de cortejo musical, Gigantes Sonhadores foi gravado em março, na área externa do Museu de Arte Moderna. "O figurino foi todo feito com materiais descartáveis. A figurinista teve 20 dias de prazo, sendo dez para esterilizar o material e outros dez para confeccionar as peças. Então, elas vão nos contar como foi esse processo de composição, que inclui também a parte musical, rítmica e o texto da Potí, um destaque nesse audiovisual”, citou Palma.
A produtora cultural do Canto do MARL acrescentou que o bate-papo vai abordar também a questão do Teatro de Rua no contexto da pandemia, com suas restrições e limitações. "Vamos falar sobre o que é um grupo itinerante, e como fazer arte de rua na pandemia; serão muitas coisas para abordar, porque é algo que se conecta com muitos assuntos”, complementou.
A vila conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), e apoio do MARL (Movimento de Artistas de Rua de Londrina).