Em comemoração aos 80 anos do romancista, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna, a Biblioteca Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Netto, de Maringá (PR) organizou uma exposição sobre o autor. A mostra permanece aberta à visitação até 30 de junho.
Suassuna, nasceu no dia 16 de junho de 1927, na então Cidade da Paraíba (hoje João Pessoa). É espirituoso, naturalmente engraçado, e, ao mesmo tempo, uma figura controversa.
Muitos o idolatram, outros zombam de sua resistência às influências estrangeiras. Não gosta de rock, acha Elvis Presley um idiota, nunca viajou para fora do Brasil e é avesso a qualquer elemento da cultura norte-americana. "Chamam-me ultrapassado porque eu defendo a cultura brasileira. Se para defender a cultura de meu povo, preciso ser chamado de arcaico, então eu assumo".
Leia mais:

Allianz tem mais shows que jogos, mas bloqueia agenda para fases decisivas

Vila Alma Brasil em Londrina vai ter sessão gratuita do filme “Os 80 Gigantes” neste domingo (13)

Londrina receberá nova edição de encontro de colecionismo e cultura pop

Orquestra de Londrina apresenta “As sete últimas palavras de Cristo na cruz”
Mas o escritor faz questão de explicar que tradição não pode implicar em rotina e diz que o perigo dos chamados tradicionalistas é cair na repetição. "Não cultuo as cinzas dos antepassados, mas a chama imortal que os animaram".
Não foi por acaso que este apaixonado pela cultura popular brasileira fundou o Teatro Popular do Nordeste e o Movimento Armorial, na década de 70, que buscava criar uma arte erudita brasileira baseada nas raízes da nossa cultura.