Um carioca, outro paulista. Ambos alimentam a paixão pela fotografia e expõem seus trabalhos a partir de hoje, às 20h30, no Museu da Fotografia. Milton Guran, do Rio de Janeiro, mostra a série "Agudás - Os Brasileiros de Benin", e Assef, de São Paulo, expõe um ensaio sobre o corpo humano em "Sem nome....".
A exposição "Agudás - Os Brasileiros do Benin" reúne imagens de um trabalho de pesquisa e documentação do fotógrafo Milton Guran. No Golfo do Benin, no norte da África, ex-escravos brasileiros criaram uma cultura de raízes brasileiras. A festa de Nosso Senhor do Bonfim, o Carnaval de Porto Novo (capital do Benin), o folguedo da Burrinha, a arquitetura de estilo dito brasileiro, a corte de Chachá de Souza, vice-rei de Uidá, são alguns dos principais aspectos dessa cultura, abordados por Guran.
A pesquisa resultou no livro de mesmo nome da exposição, lançado pela Editora Gama Filho, e que foi um dos dez finalistas deste ano ao prêmio Jabuti de Literatura. O fotógrafo, jornalista e antropólogo Milton Guran é doutor em Antropologia pela Escola de Estudos em Ciências Sociais da França e mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília. Também recebeu os prêmios de fotografia Vitae e Marc Ferrez. Atualmente, é coordenador de pesquisa e professor do curso de Comunicação Social da Universidade Gama Filho (RJ).
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
A fotografia como instrumento de expressão subjetiva do pensamento humano está na exposição "Sem Nome...", do fotógrafo e artista plástico paulista, Rafael Assef. O trabalho de Assef, que já foi mostrado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de São Paulo, leva o conceito de limpeza ao extremo. Ao fotografar os amigos, torna suas peles brancas azuladas, ao ponto de desaparecerem. O tom azul claro das fotos dá um aspecto asséptico a essas pessoas, com uma pureza e belezas inacessíveis.
Para Assef, a fotografia é o suporte para expressar conceitos subjetivos. O fotógrafo, formado pela FAAP/SP, recebeu o Prêmio Estímulo de Fotografia, em 1994, concedido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Participou de exposições coletivas no Museu de Arte Moderna de São Paulo e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, além de destacar-se na 24ª Mostra Anual de Arte, na própria FAAP.
Serviço: Exposições: "Agudás - Os Brasileiros do Benin", com imagens realizadas pelo fotógrafo Milton Guran, e "Sem Nome...", que reúne trabalhos do fotógrafo Rafael Assef, no Museu da Fotografia de Curitiba (Solar do Barão - Rua Carlos Cavalcanti, 533), de hoje às 20h30 ao dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18 horas. Entrada franca.