Após uma vida de serviços para a família do Conde Esterházy, da Hungria, o compositor Joseph Haydn, com mais de 60 anos faz sua primeira viagem a Londres em 1792.
Na capital inglesa, Haydn, considerado naquela época um "superstar" realiza um concerto histórico. E é esse concerto que o 29° Festival de Música de Londrina (FML) revive neste dia 22 de julho, quinta, no Teatro Ouro Verde (R: Maranhão, 85),a partir das 20h30.
No palco, a Orquestra Sinfônica do 29° FML sob a regência do maestro Daisuke Soga, solistas e o ator Remir Trautwein convidado especialmente para representar o compositor com entradas cênicas entre as sinfonias.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
"Nessa época, Haydn conhece Rebecca Schroeter, que se tornaria seu grande amor platônico", explica o pianista Marco Antonio de Almeida, diretor geral do espetáculo e também solista da noite.
Segundo Marco Antonio, o espetáculo foi concebido em três processos de escuta. "Teremos a orquestra, a fala do ator e gravações de cartas de Rebecca para o compositor, na voz da jornalista Lívia de Oliveira".
O concerto "Haydn Revival" terá no programa: "Sinfonia Concertante" com os solistas Paulo Torres (violino), Antonio Del Claro (violoncelo), José Medeiros (oboé) e Janet Grice (fagote); "Concerto para trompete", com Heinz Karl Schwebel como solista e finalizando a noite, o "Concerto para Piano em ré maior", tendo como solista Marco Antonio de Almeida,
Na pele dos grandes compositores
Pode-se dizer que o ator Remir Trautwein já adquiriu know-how em viver os grandes compositores da música. Nos palcos, ele já representou Ludwig Van Beethoven, Robert Schumann e Ernesto Nazareth.
Nesta quarta-feira (22) Remir sobe ao palco do Ouro Verde na pele do compositor Joseph Haydn, um dos mais importantes compositores do período clássico. "Dos compositores que já representei, Haydn é o mais doce. Muito romântico, assim como os outros compositores, mas ele tinha mais suavidade. Estou gostando muito do processo de montagem", conta Remir.
Trautwein vai dividir o palco com a Orquestra Sinfônica do 29° FML, com o pianista Marco Antonio de Almeida e o maestro Daisuke Soga. " É uma honra poder dividir o palco com um maestro tão brilhante, e a experiência de ter no palco comigo, uma orquestra sinfônica é algo deslumbrante. Estou muito empolgado com a apresentação".
Além de empresário, Remir Trautwein trabalha como ator há décadas em Londrina. Remir foi integrante do Proteu durante anos e foi convidado a atuar em vários espetáculos da Vivarte Produções Culturais e da Companhia de Teatro Fase 3.