A Cinemateca de Curitiba realiza nesta segunda-feira, 26 de junho, a partir das 19h, mais uma edição do ciclo de debates "Clássicos do Cinema Brasileiro", com a exibição do filme "Cabra marcado para morrer" (1964 – 1984), de Eduardo Coutinho. Após a sessão, acontece o debate sobre a obra, em encontro que conta com a presença dos cineastas paranaenses Luciano Coelho e Eduardo Baggio. A entrada é franca.
Organizado pelo premiado diretor paranaense Geraldo Pioli, o ciclo de debates acontece na última segunda-feira de cada mês, com a participação de nomes de destaque na área do cinema.
A programação deste ano abriu com o diretor Anselmo Duarte falando sobre um de seus mais importantes filmes, "O Pagador de Promessas" (1962). Depois, foi a vez de "Limite" (1930), de Mário Peixoto, que teve como palestrante convidado o professor e pesquisador Michael Korfmann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No mês de maio, o diretor Roberto Farias abordou uma de suas obras mais representativas, "O Assalto ao Trem Pagador", de 1962.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Os integrantes do debate do mês de junho, sobre o filme "Cabra marcado para morrer", são destacados representantes da arte cinematográfica do Paraná. O curitibano Luciano Coelho estudou na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, além de realizar curso de direção e fotografia com Hector Rios, no Chile. Com uma vasta produção – que abrange filmes, documentários e vídeos – e várias premiações, Luciano venceu o Festival do Minuto de Curitiba, em 2002, com o vídeo "Amarelo Vermelho Verde".
Eduardo Baggio, que já foi premiado em festivais brasileiros e internacionais, tem entre suas produções os curtas-metragens "Sonetos" (2002), "28 Anos" (2003), e "Michaud – Entre os Crocodilos e as Serpentes" (2004). Seu trabalho mais recente, "Fotos de Família", recebeu o prêmio de melhor projeto no concurso "Ação 4:3", promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, em 2005.