Museu da Gravura Cidade de Curitiba inaugura, às 19h da próxima quinta-feira, dia 25, três novas exposições com diferentes linguagens. O artista pernambucano Sebastião Pedrosa apresenta "Fragmentos da Série Dos Incunábulos e dos Mitos", com obras em calcogravura. "Víscera – A Parte mais Íntima de Qualquer Coisa" é o título da mostra da fotógrafa paulista Fernanda Pittelkow, sendo que a artista plástica baiana Giovana Dantas responde pela exposição "Escarificações", reunindo obras em técnica mista. O público pode conferir os trabalhos até o dia 08 de setembro.
Os pictogramas primitivos, oriundos de culturas e geografias diversas, serviram de motivação para Sebastião Pedrosa. O artista explora a grafia pré-histórica e a origem da escrita em obras realizadas nas técnicas da calcogravura (água-forte, água-tinta, ponta-seca, buril e enxofre com azeite), criando uma poética visual que vai da gravura convencional à gravura com matrizes irregulares, caixas ou gravuras objetos. "As minhas gravuras não têm a intenção de investigar a metamorfose da escrita ao longo dos séculos. Faço uso das marcas e dos signos como pretexto para a gravação de imagens na superfície metálica", explica Pedrosa.
Formado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, Sebastião Pedrosa especializou-se em Arte Educação no Rio de Janeiro. Estudou na Universidade Internacional de Arte de Veneza (Itália) e realizou mestrado em Arte Educação e doutorado em Arte, em universidades da Inglaterra. Com uma extensa relação de exposições no Brasil e na Europa, Pedrosa tem obras em várias coleções públicas, entre elas no Victoria & Albert Museum (Inglaterra), The Nomad Museum (Portugal) e Center for Book Arts (EUA).
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Na exposição "Víscera – A Parte mais Íntima de Qualquer Coisa", a artista e fotógrafa paulistana Fernanda Pittelkow apresenta o resultado de um trabalho fotográfico que desenvolve há dois anos. As 27 imagens que compõem a mostra surgiram de um processo analítico e são realizadas em auto-retratos na antiga técnica fotográfica de "light and painting".
Fernanda Pittelkow realiza seu trabalho na Faculdade de Fotografia do Senac (SP), na qual gradua-se neste ano, na primeira turma de bacharelado em Fotografia. Apresentando instalações e performances, inspiradas em sessões de análise e nas discussões sobre personalidade, a artista busca a representação do crescimento psíquico do ser humano.
A artista baiana Giovana Dantas define a mostra "Escarificações" como o "resultado poético de longas caminhadas pelas feiras livres". Foi nesses passeios que Giovana encontrou o couro de porco, material básico de seu trabalho. As experiências de Giovana não se detêm apenas no olhar, mas abrangem todos os sentidos e se entrelaçam com os objetos em exposição.
O couro de porco salgado e curtido (não perecível) é um dos insólitos materiais escolhidos pela para receber incisões com fios de cobre, fios de computador e fios cirúrgicos. A artista também utiliza couro de cobra, couro de rã e couro de boi, misturando-os a cabelo e unhas humanas. Os objetos ainda recebem substâncias coloridas usadas em curativos como mercúrio, violeta, merthiolate e iodo.
"Existe na feira uma configuração material, como um grande corpo em movimento que se organiza em forma de instalações, onde a disposição dos objetos sustentam plasticidade, história, cultura e memória. Entre as barracas de peixe, frutas e carnes de Itapuã ou ainda pela alegria ingênua das praças ensolaradas das feiras do interior da Bahia, vou compondo meu universo poético", explica a artista.
Formada em Arquitetura e Artes Plásticas, Giovana Dantas também tem mestrado em Artes Cênicas e desenvolve projeto na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Com diversas exposições na Bahia, ainda ostenta no currículo três publicações relativas a artes plásticas e cinema.
Serviço:
Museu da Gravura Cidade de Curitiba
Exposições "Fragmentos da Série Dos Incunábulos e dos Mitos", de Sebastião
Pedrosa; "Víscera – A Parte mais Íntima de Qualquer Coisa", de Fernanda
Pittelkow; e "Escarificações", de Giovana Dantas
De 25 de julho (abertura às 19h) a 08 de setembro de 2002
(Centro Cultural Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533)
Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e
feriados, das 12h às 18h
Entrada franca