Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liszt em boas mãos

Redação - Folha do Paraná
29 nov 2000 às 11:56

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O recital de piano de Sérgio André, que acontece hoje, às 21 horas, no Teatro da Federação Espírita do Paraná, será marcado pelas obras do compositor húngaro Franz Liszt. Essa é uma das particularidades da noite. A outra está ligada aos promotores - a entidade que promove a sessão é a Pró-Música de Curitiba, que viveu dias de glória até o final dos anos 70, e aos poucos foi se tornando esquecida. Mas não foi extinta, como prova o recital com entrada franca.

Sérgio André não se intimidou em levar ao palco a maior obra do período romântico - a Sonata em Si menor. É uma peça extensa (dura cerca de 30 minutos), e para "contrabalançar" terão outras menos extensas, compostas numa época em que o compositor já estava no fim da vida. O público deverá sair cantarolando a música escolhida para encerrar o repertório: "Sonho de Amor".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo André, todo pianista conhece Liszt. Foi ele o maior do século XIX, dono de uma técnica que é assombrosa. A essa característica do artista húngaro juntou-se o modismo de então, onde os instrumentistas faziam verdadeiros malabarismos nos teclados para levantar as platéias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação


Ficou para a história o seu virtuosismo, mas é importante enaltecer a qualidade de grande compositor, que realmente é. Para seu azar ficaram mais conhecidas as criações "açucaradas e malabaristas", segundo André.

Publicidade


O músico, natural de Maringá, estudou no Conservatório Carlos Gomes, em Cascavel, e na Academia Musical Schubert, de Umuarama. Cursou a Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde teve aulas com o professor Heitor Alimonda. Na UFRJ concluiu com distinção os cursos de graduação, pós-graduação e mestrado, onde defendeu a tese "A Consciência Corporal na Intepretação Pianística".


Fez cursos de interpretação com professores como Jacques Klein, Arnaldo Cohen, Sergei Dorensky, Kalle Randalu, Antonio Guedes Barbosa. Paralelamente aos estudos na universidade, frequentou o Conservatório Brasileiro de Música, no curso de mestrado em musicolotia. Além de desenvolver nesse tempo a carreira de recitalista e camerista. É professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, membro da diretoria da Pró-Música e da Associação Brasileira dos Professores de Piano.

Serviço: Recital de piano de Sérgio André, tocando somente obras de Liszt. Hoje, às 21 horas no Teatro da Federação Espírita do Paraná (Alameda Cabral, 300). Entrada franca.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo