Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Luzes no palco

Murilo Gatti
25 abr 2002 às 17:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Filo chega a sua 35ª edição e apresenta 25 grupos na Mostra Nacional e Circuito Londrina, e 16 na Mostra Internacional, além de nove shows no Cabaret do Filo, braço musical do festival, e os projetos sócio-culturais de maio. A abertura oficial vai ser realizada no dia primeiro de maio, às 16h, com uma Concentração pela Paz no anfiteatro do Zerão e a apresentação da "Fanfarra de Ipiranga" e a "Banda Marcial do Colégio Marcelino Champagnat". O festival entra no teatro às 20h30. O Cine Teatro Ouro Verde recebe a Cia. de Dança Cisne Negro, de São Paulo. O grupo é considerado uma das melhores companhias contemporâneas de dança do país.

O espetáculo vai reunir as coreografias "Além da Pele" e "Trama" com 12 bailarinos, seis homens e seis mulheres. A coreografia "Trama" apresenta a cultura popular da dança inspirada na rica diversidade brasileira. Foram observadas brincadeiras, festas populares e personagens místicos da cultura nacional. O repertório musical inclui dez temas com músicos como Lenine, Marco Suzano e Mestre Ambrózio. Já "Além da Pele" se refere ao que está além das aparências. Para o criador desta coreografia, cada pessoa é o que sua imaginação determina. "Além da aparência, nós podemos ser qualquer coisa, ter uma outra personalidade, outros desejos, ou sermos nós mesmos. Cada uma é a sua própria imaginação", diz o coreógrafo Patrick Delcroix.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No dia 02 de maio, o espetáculo "Liliputz e o rock’n roll de marionetes" entra em cena na Concha Acústica Central. A peça apresenta uma banda de bonecos que procura tirar o estigma de que esse gênero de música é produzido apenas para jovens. Na apresentação, que traz músicas de Raul Seixas, Rita Lee, Tom Zé, entre outros, o rock é mostrado com bom humor. O grupo de Belo Horizonte busca aproximar os movimentos dos bonecos o máximo possível do humano. O grupo também se apresenta no dia 03 de maio no mesmo local, mas o horário ainda não foi confirmado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação


Outra peça que vai ser apresentada nos dias 02 e 03 de maio é "Stella do Patrocínio". O espetáculo, que vai ser apresentado no Teatro Zaqueu de Mello, a partir das 19h, busca concretizar o pensamento de uma mulher negra que moldou para si um universo recluso e invisível para fugir de sua condição de "loucura", solidão e pobreza profunda. No novo universo a mulher habita livremente entre palavras e silêncios. No palco, o universo de Stelle: uma velha cama de hospital, uma cadeira e um espelho. O monólogo é interpretado pela atriz Clarisse Batista, da capital do Acre, Rio Branco.

Publicidade


O espetáculo "Tímon", da Companhia Os Privilegiados do Rio de Janeiro, faz apresentação única no dia 03 de maio no Cine Teatro Ouro Verde, às 20h30. A obra é uma versão moderna da peça "Tímon de Atenas" e traz um visual drag queen. A história apresenta um homem poderoso que vivia cercado por aduladores e aproveitadores. Quando perde tudo é abandonado e busca a reclusão em uma caverna. O grupo Os Privilegiados tem como criador e mentor o diretor Antônio Abujamra.


No dia 04 e 05 de maio, o festival continua com mais uma apresentação da Cia. Aramtrux, de Belo Horizonte. O espetáculo "Invento para Leonardo", em que prevalece a linguagem gestual, vai ser apresentado em espaço alternativo: um barracão localizado no cruzamento entre as avenidas Rio Branco e Leste-Oeste. A peça é rítmica - não há falas e nem textos. Na primeira parte do espetáculo, um boneco é utilizado como forma de manipulação. Em cena, quatro atores que buscam um diálogo entre o corpo e o universo contemporâneo.


Outras apresentações da semana são a peça "Jardim de Tântalo", do grupo F.A.R. - 15, de São Paulo, que vai ser realizada no dia 05 de maio, no Cine Teatro Ouro Verde, a partir das 20h30. Outra opção é o espetáculo "Nepal", do Teatro Fúria de Cuiabá, estado do Mato Grosso, que vai ser apresentado nos dias 05 e 06 de maio, às 19h, no Teatro Zaqueu de Melo. A programação completa pode ser vista no site do Filo: http://www.filo.art.br

Os ingressos para os espetáculos do festival vão ser vendidos a partir do dia 26 de abril na Casa de Cultura (Praça Primeiro de Maio, 118 - em frente a Concha Acústica) das 10h até às 17h. Os convites custam R$ 10. Estudantes, idosos e funcionários da UEL pagam meia entrada. Os ingressos para o Cabaré do Filo ainda não estão à venda. Este ano, o braço musical do festival já confirmou a presença dos músicos Lenine, Beth Carvalho, Ana Carolina, Tribo de Jah, Cordel do Fogo Encantado e Nando Reis. O local das apresentações também não foi confirmado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo