O Filo chega a sua 35ª edição e apresenta 25 grupos na Mostra Nacional e Circuito Londrina, e 16 na Mostra Internacional, além de nove shows no Cabaret do Filo, braço musical do festival, e os projetos sócio-culturais de maio. A abertura oficial vai ser realizada no dia primeiro de maio, às 16h, com uma Concentração pela Paz no anfiteatro do Zerão e a apresentação da "Fanfarra de Ipiranga" e a "Banda Marcial do Colégio Marcelino Champagnat". O festival entra no teatro às 20h30. O Cine Teatro Ouro Verde recebe a Cia. de Dança Cisne Negro, de São Paulo. O grupo é considerado uma das melhores companhias contemporâneas de dança do país.
O espetáculo vai reunir as coreografias "Além da Pele" e "Trama" com 12 bailarinos, seis homens e seis mulheres. A coreografia "Trama" apresenta a cultura popular da dança inspirada na rica diversidade brasileira. Foram observadas brincadeiras, festas populares e personagens místicos da cultura nacional. O repertório musical inclui dez temas com músicos como Lenine, Marco Suzano e Mestre Ambrózio. Já "Além da Pele" se refere ao que está além das aparências. Para o criador desta coreografia, cada pessoa é o que sua imaginação determina. "Além da aparência, nós podemos ser qualquer coisa, ter uma outra personalidade, outros desejos, ou sermos nós mesmos. Cada uma é a sua própria imaginação", diz o coreógrafo Patrick Delcroix.
No dia 02 de maio, o espetáculo "Liliputz e o rock’n roll de marionetes" entra em cena na Concha Acústica Central. A peça apresenta uma banda de bonecos que procura tirar o estigma de que esse gênero de música é produzido apenas para jovens. Na apresentação, que traz músicas de Raul Seixas, Rita Lee, Tom Zé, entre outros, o rock é mostrado com bom humor. O grupo de Belo Horizonte busca aproximar os movimentos dos bonecos o máximo possível do humano. O grupo também se apresenta no dia 03 de maio no mesmo local, mas o horário ainda não foi confirmado.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Outra peça que vai ser apresentada nos dias 02 e 03 de maio é "Stella do Patrocínio". O espetáculo, que vai ser apresentado no Teatro Zaqueu de Mello, a partir das 19h, busca concretizar o pensamento de uma mulher negra que moldou para si um universo recluso e invisível para fugir de sua condição de "loucura", solidão e pobreza profunda. No novo universo a mulher habita livremente entre palavras e silêncios. No palco, o universo de Stelle: uma velha cama de hospital, uma cadeira e um espelho. O monólogo é interpretado pela atriz Clarisse Batista, da capital do Acre, Rio Branco.
O espetáculo "Tímon", da Companhia Os Privilegiados do Rio de Janeiro, faz apresentação única no dia 03 de maio no Cine Teatro Ouro Verde, às 20h30. A obra é uma versão moderna da peça "Tímon de Atenas" e traz um visual drag queen. A história apresenta um homem poderoso que vivia cercado por aduladores e aproveitadores. Quando perde tudo é abandonado e busca a reclusão em uma caverna. O grupo Os Privilegiados tem como criador e mentor o diretor Antônio Abujamra.
No dia 04 e 05 de maio, o festival continua com mais uma apresentação da Cia. Aramtrux, de Belo Horizonte. O espetáculo "Invento para Leonardo", em que prevalece a linguagem gestual, vai ser apresentado em espaço alternativo: um barracão localizado no cruzamento entre as avenidas Rio Branco e Leste-Oeste. A peça é rítmica - não há falas e nem textos. Na primeira parte do espetáculo, um boneco é utilizado como forma de manipulação. Em cena, quatro atores que buscam um diálogo entre o corpo e o universo contemporâneo.
Outras apresentações da semana são a peça "Jardim de Tântalo", do grupo F.A.R. - 15, de São Paulo, que vai ser realizada no dia 05 de maio, no Cine Teatro Ouro Verde, a partir das 20h30. Outra opção é o espetáculo "Nepal", do Teatro Fúria de Cuiabá, estado do Mato Grosso, que vai ser apresentado nos dias 05 e 06 de maio, às 19h, no Teatro Zaqueu de Melo. A programação completa pode ser vista no site do Filo: http://www.filo.art.br
Os ingressos para os espetáculos do festival vão ser vendidos a partir do dia 26 de abril na Casa de Cultura (Praça Primeiro de Maio, 118 - em frente a Concha Acústica) das 10h até às 17h. Os convites custam R$ 10. Estudantes, idosos e funcionários da UEL pagam meia entrada. Os ingressos para o Cabaré do Filo ainda não estão à venda. Este ano, o braço musical do festival já confirmou a presença dos músicos Lenine, Beth Carvalho, Ana Carolina, Tribo de Jah, Cordel do Fogo Encantado e Nando Reis. O local das apresentações também não foi confirmado.