Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Memória, a mãe da criação

Simone Mattos - Folha do Paraná
20 jun 2001 às 09:27

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma forte analogia entre a origem da vida e o processo de criação artística está presente na exposição "Partos Nossos de Cada Dia", que a mineira Bernadete Amorim inaugura hoje, no Museu de Arte do Paraná (Map), em Curitiba. Ao todo, são 18 obras, que estarão no local até o dia 18/7.

Esta é a quinta exposição individual da artista, que desenha desde a infância e mora em Curitiba desde a adolescência. Profissional há dez anos, nas mostras anteriores ela resgatou suas memórias, através de fotografias de família e outras lembranças. "Acho que os mineiros têm esta particularidade, este tempo diferente de observação dos fatos", justifica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Desta vez, ela foi além. Interiorizou suas emoções e seus sentimentos, como artista plástica e como mãe, e definiu um interessante paralelo. "O artista está sempre em processo de parto. Ele tem imagens internas, que precisam ser trazidas para fora", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque

Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta

Imagem de destaque
Postou vídeo no X

Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025

Imagem de destaque
Com 12 minutos de fogos

Anitta, Ivete Sangalo, Bethânia e Caetano estão entre as atrações do Réveillon do Rio

Imagem de destaque
2.025,00

Coachella anuncia Anitta e Alok em edição liderada por Lady Gaga e Travis Scott


Na mostra estão quatro instalações, cinco pinturas em objetos e noves objetos variados, em que Bernadete expressa o seu pensamento. Ao esculpir, engomar e tingir panos, por exemplo, ela revela seu interesse por tal material. "Tenho fascínio por panos, pois eles permanecem, seguram a memória do tempo", filosofa.

Publicidade


As obras utilizam tecidos, fios e arames. Há também muitos desenhos em costuras, o que resulta em inéditos bordados. "Quando eu costuro, crio e represento a força", justifica a artista. Ela diz ainda que seus trabalhos atuais são o resultado de imagens internas. "São os meus sentimentos e a minha forma de codificá-los liberam estas imagens. Este é o meu processo de criação".


Bernadete garante que todos os espectadores irão se identificar com a sua exposição, independente de serem artistas ou de já terem vivenciado a experiência da maternidade. "Todos concebem, geram e parem uma série de coisas diariamente", comenta.

Serviço: A exposição "Partos Nossos de Cada Dia", da artista plástica Bernadete Amorim, será inaugurada hoje, às 18 horas, e poderá ser vista até o dia 18 de julho no Museu de Arte do Paraná/MAP (Rua Dr.Kellers, 289).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo