Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cultura e espiritualidade

Monges Tibetanos chegam ao Paraná com a Turnê das Artes Místicas Tibetianas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 ago 2024 às 16:20

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva) e a Tibet House Brasil se unem para trazer monges tibetanos a Curitiba e Quatro Barras (sede Sukhavati), com o objetivo de promover a cultura e espiritualidade tibetanas. 


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Participando da Turnê das Artes Místicas Tibetianas, o evento visa trazer uma visão de uma das tradições sagradas mais antigas do mundo. Para isso, os monges criarão a Mandala de Areia, uma forma de arte milenar que representa o universo e promove a paz e a cultura. Além disso, farão apresentações de expressões sonoras e musicais. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman


Publicidade

A cerimônia da criação da Mandala de Areia é iniciada com os monges invocando energias positivas. Logo em seguida, entoam mantras e começam a traçar as linhas conforme a orientação dos sagrados textos budistas. 


Os padrões geométricos desenhados possuem significados simbólicos, que refletem o equilíbrio e a simetria que podem ser encontrados na natureza. Além disso, a geometria utilizada serve como ferramente para a meditação. A Mandala é multicolorida, tendo principalmente as cores amarelo, verde, vermelho e azul.

Publicidade


A criação da Mandala de Areia é um trabalho meticuloso, que pode chegar a 20 horas de dedicação. De uma beleza indescritível, esta arte permite às pessoas uma reflexão sobre a impermanência de todas as coisas e situações. 


A única certeza que se tem na vida é de que tudo está sempre mudando, constantemente, e não é possível desacelerar o movimento da vida. Assim, um dos momentos mais emocionantes do ritual da criação e dissolução da Mandala de Areia, é o desmantelamento da obra, assim que está terminada. 

Publicidade


“Há ocasiões em que ela é mantida até por um ano, deixada em exposição para que mais pessoas possam admirá-la. O que é o nosso caso”, explica o presidente do CEBB Sukhavati, Bruno Davanzo. 


A outra expressão a ser apresentada na programação é a performance musical dos monges exilados do Monastério Drepung Loseling, na Índia. Eles trazem os cânticos multifônicos e música tradicional tibetana, que já receberam inclusive um Grammy, uma das maiores premiações da música. 

Publicidade


Com trajes e instrumentos típicos, eles proporcionarão uma experiência sonora e visual únicas em um raro momento que propicia a meditação e reflexões para alcançar um estado de profunda paz.


A visita dos monges será uma oportunidade única para vivenciar práticas que têm sido apreciadas pelo mundo afora. Esta celebração busca não só manter viva a tradição cultural tibetana, mas também promover a paz mundial. 

Publicidade


Serviço:

15/08 às 19h - Palestra: “A Compaixão e a Paz como Base do Desenvolvimento Social” e apresentação de Música e Mantras da Arte Sagrada Tibetana. 

Publicidade

Local: Grande Oriente do Paraná, à rua Antônio Martins de Araújo, 391 - Jardim Botânico, Curitiba/PR.


16/08 a 18/08 – Retiro de silêncio, criação e dissolução da Mandala de Areia e ensinamentos budistas. Além de apresentação de Música e Mantras da Arte Sagrada Tibetana.

Local: CEBB Sukhavati, à Av. Dom Pedro II, 6.506 - Campininha, Quatro Barras/PR.


20/08 às 19h - Cantos Sagrados para Paz e Cura.

Local: Capela Santa Maria, à rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro, Curitiba/PR.


Imagem
Coral Sinpro apresenta "Nordeste em Canto" na AML nesta quinta-feira
Regido pelo maestro José Mário Tomal, o Coral Sinpro vai apresentar o espetáculo “Nordeste em Canto” nesta quinta-feira (15), às 20 horas, no teatro da AML Cultural.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo