Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Neste sábado

Museu Histórico de Londrina promove evento em apoio ao Museu Nacional

Mariana Sanches - Estagiária*
06 set 2018 às 17:00
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Será realizado neste sábado (8), a partir das 9h30, no museu Histórico de Londrina, o evento "Vem para o museu que ele é seu". A iniciativa é em apoio ao Museu Nacional, que foi destruído por um incêndio na noite do último domingo (2).


Na programação, um bate papo com a professora e diretora do Museu Regina Alegro. A diretora irá falar sobre a atual situação do Museu, que passa por dificuldades como falta de investimento e segurança. Ela também irá comentar sobre o incêncdio do Museu Nacional. Além de Regina, também irão falar o jornalista e escritor londrinense Domingos Pellegrini e Elza Correa. O evento será encerrado com uma apresentação musical do Coral do Instituto José Gonzaga Vieira Musiarte Roberto Panico, com regência do maestro e professor Fernando Martins. A entrada é gratuita.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Vem para o museu que ele é seu" é uma iniciativa do músico Rafael Matter e de Regina Alegro. Rafael planejava viajar este ano para o Rio de Janeiro para conhecer o Museu Nacional. A tragédia fez o músico cancelar os planos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sunset

Rock in Rio anuncia shows da banda James, cantor Kingfish, Penélope e Pato Fu

Imagem de destaque
Confira

Rock in Rio anuncia shows de Xande de Pilares, Belo, Pocah, Karol G e Denis DJ

Imagem de destaque
Primeira vez

Banda Nebula é a atração da feira gastronômica da Concha Acústica nesta sexta

Imagem de destaque
No Espaço Villa Rica

Projeto Ópera Viva promove novo concerto em Londrina neste domingo


Vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Museu Nacional era a instituição científica mais antiga do Brasil e um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas. O palácio foi residência da família real portuguesa de 1808 a 1821, abrigou a família imperial brasileira de 1822 a 1889 e sediou a primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso do museu, em 1892. O edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938.

Publicidade


Tomaz Silva/Agência Brasil
Tomaz Silva/Agência Brasil


O palácio abrigava um acervo com mais de 20 milhões de itens, englobando alguns dos mais importantes registros da memória brasileira no campo das ciências naturais e antropológicas, como Luzia, mais antigo esqueleto já encontrado nas Américas, descoberto em 1974, e com idade aproximada de 11.500 anos.


Já o Museu Histórico Padre Carlos Weiss de Londrina foi inaugurado em 1970, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina e em 1974 tornou-se órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL), vinculado academicamente ao Centro de Letras e Ciências Humanas. Desde 1986, ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina. O Museu possui um acervo de aproximadamente 50 mil peças, entre fotografias, negativos de vidro, negativos flexíveis, slides, filmes, quadros, discos e depoimentos gravados de pioneiros de diversas profissões em fitas K-7 e Vídeo.


Para mais informações sobre o "Vem para o museu que ele é seu" acesse a página oficial do evento no Facebook.

(* Sob supervisão de Fernanda Circhia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade