''O ensaio é sábado à tarde, lá em casa.'' Quem tem um grupo de teatro, banda ou qualquer projeto artístico que dependa de encontros furtivos sabe muito bem o que significa essa convocação. A necessidade de dividir instrumentos musicais, objetos cênicos e outras parafernálias com móveis (e rotina) domésticos, no entanto, pode chegar ao fim.
Um projeto da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) vai patrocinar grupos artísticos ou companhias que se instalarem no Bairro Rebouças. O Projeto Residências Culturais no Novo Rebouças vai ter duração de um ano. Nesse período, as companhias que se classificarem no concurso aberto pela fundação vão receber uma verba mensal para desenvolverem projetos em sua área de atuação.
Serão selecionados 12 grupos. Quatro na área de artes cênicas; dois na área de música; um de mídia eletrônica; dois de artes visuais; dois de audiovisual e um projeto que não se inclua em nenhuma dessas cinco áreas.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Os grupos terão que manter suas sedes abertas à comunidade, em visitas monitoradas pela fundação. O comissão julgadora será composta por jornalistas de fora do Estado, mas a fundação ainda não definiu os integrantes. Os grupos terão até 20 de janeiro para apresentarem as suas propostas.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta quinta-feira.