Quem passar hoje pela Rua XV de Novembro, às 18h30, vai ter uma surpresa. A 5ª edição do Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba leva exibições para além das paredes das salas dos cinemas, fazendo extensão com o evento que acontece no Canal da Música e na Cinemateca.
Terça-feira as pessoas pararam para assistir ao filme "Aldeia", de Geraldo Pioli, que faz parte da Mostra Festival dos Festivais. A exibição aconteceu na Boca Maldita, que virou espaço de projeção. Ontem foi a vez de "Valdir e Rute", dirigido por Eloi Pires Ferreira e, hoje, "Ah! Essa é boa", na direção de Paulo Friebe.
O Cinema na Rua começa sempre a partir das 18h30, na Boca Maldita e cada filme tem duas exibições. Assim, nem mesmo os apressadinhos de passagem vão querer deixar de assistir.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Ainda na programação do festival, hoje, às 17h45, na Cinemateca de Curitiba, o adido do audiovisual do Consulado Geral da França no Brasi, Xavier Guerard, participa da programação da Mostra de Cinema Latino do 5º Festival de Cinema, Vídeo e Dcine de Curitiba. Dois filmes franceses vão ser apresentados: "Comme elle respire", de Pierre Salvatori e o média metragem "Alain Resnais: um Revolucionário Discreto", de Michel Leclerc.
A Mostra de Cinema Latino acontece até amanhã na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174).
O Festival dos Festivais, mostra que integra a programação do 5º Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba, que vai até sábado, às 18 horas, está a todo o vapor. Composta de vinte e oito trabalhos premiados em outros festivais, a Mostra exibe quinze filmes e treze vídeos.
Hoje, a partir das 18 horas, estréiam cinco filmes: "Texas Hotel", dirigido por Cláudio Assis, "Aldeia", de Geraldo Pioli, "O Branco", de Ângela Pires e Liliana Sulzbach, "Chifre de Camaleão", de Marão e "No Meio Passa um Trem", direção de Fernando Meirelles e Nando Olival.
Amanhã serão exibidos mais três filmes e seis vídeos. A exibição dos filmes do Festival dos Festivais acontece todos os dias, sempre das 18h às 19 horas, na sala oficial de projeção do Canal da Música. A dos vídeos acontece na sala de vídeo e dcine, também no Canal da Música, amanhã, no mesmo horário e local.
O encontro do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB) ocorre hoje, às 13h30, na Sala de Vídeo e Dcine, no Canal da Música. A abertura fica por conta da diretora geral do Festival, Cloris Ferreira e da presidente do CPCB, Myrna Silveira Brandão.
No programa, o especialista Paulo Roberto Ferreira faz uma palestra sobre o estudo de folhetos publicitários distribuídos antes das sessões de cinema antigamente.
Mas a grande atração fica por conta de uma sessão especial: vai ser apresentado "O Caçador de Diamantes", filme de 1933 dirigido por Vittorio Capellaro. Uma trilha sonora foi composta especialmente para essa apresentação em Curitiba. A música é ao vivo: Márcio Steuernagel no piano, Caroline Lohmann na flauta transversal e pife e Vinícius Giusti fazendo percussão e efeitos sonoros.