Os ingressos para pelo menos dois espetáculos da Mostra Contemporânea do Festival de Teatro de Curitiba, que começa amanhã, já tiveram a venda encerrada. A montagem francesa ''Coda'', de François Tanguy e a esperada ''Foi Carmem Miranda'', de Antunes Filho, foram dois dos espetáculos mais procurados pelo público.
Para montagens, como 'A Maldição do Vale Negro'', dirigida por Luiz Arthur Nunes e ''Dilúvio em tempos de seca'', de Aderbhal Freire Filho restam poucos ingressos. A 14 edição do festival dá a largada com recorde de espetáculos este ano, são mais de 200 montagens, entre a mostra contemporânea (que traz 12 peças) e o Fringe, a mostra paralela do evento. Para escolher entre tantas opções, a informação é fundamental.
''Geralmente a gente espera alguma indicação, mas alguns critérios podem ser seguidos na hora de comprar os ingressos, como já ter visto algum trabalho do grupo ou diretor ou se o tema do espetáculo é interessante'', ensina a diretora Sueli Araújo. Ela dirige o espetáculo ''Não me deixe mentir'', que integra a ''Coletiva de Teatro'', um dos eventos paralelos do festival.
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Sueli indica pelo menos três espetáculos ''obrigatórios'' que integram a grade da Mostra Contemporânea do evento: ''a montagem do Antunes deve ser vista, entre outras coisas, pelo investimento no teatro e dança e também porque o diretor um ícone do teatro não vem a Curitiba há dez anos'', salienta.
A diretora também indica os espetáculos ''Arena conta Danton'', direção de Cibele Forjaz para o texto de Fernando Bonassi pelo resgate do teatro de arena na montagem. ''E também pelo fato da montagem ser resultado da Lei de Fomento Cultural'', lembra Sueli.
O espetáculo carioca ''Baque'', dirigido por Monique Galdemberg também merece atenção, segundo a diretora curitibana, por causa do excelente trabalho de Monique apresentado no festival retrasado. Na 12ª edição do festival, em 2003, a diretora trouxe ''Os sete afluentes do Rio Ota'', arrancando merecidos aplausos da platéia após quatro horas de duração da montagem.
Para Lúcia Carargo, curadora do FTC e ex-secretária de Cultura do Paraná, escolher um espetáculo dentro da extensa oferta do festival é uma terefa que exige dedicação. ''Quando vou selecionar um espetáculo, atento para o texto, a ficha técnica e o currículo do grupo'', diz.
Quando o grupo é novo, matérias sobre o espetáculo divulgadas na mídia podem ajudar na opção.'' Para quem prefere indicações, Lúcia dá algumas dicas do que escolher dentro da maratona teatral: ''Certamente o Antunes é a grande atração do evento. Na montagem dele, ele desmistifica o mito e promete uma ótima encenação'', enfatiza.
''A Última Viagem de Borges'', direção de Sérgio Ferrara para texto de Ignácio de Loyola Brandão e ''Coda'' também são indicadas por Lúcia. O primeiro pelo histórico do diretor e pelo cenário da artista plástica Maria Bonomi.
Já o espetáculo francês ''Coda'' merece atenção especial, segundo Lúcia, porque o diretor está sendo considerado um ''herdeiro'' do teatro desenvolvido por nomes de peso, como Peter Brook e Bob Wilson.
Os ingressos para o Festival de Teatro de Curitiba estão à venda em dois pontos de vendas no Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2775) e também podem ser encontrados na internet no site www.festival de teatro.com.br até duas horas antes do início dos espetáculos.
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Serviço:
14º Festival de Teatro de Curitiba
Data: de 17 a 27 de março
Ingressos a R$ 24,00 (Mostra Contemporânea) e de R$ 2 a R$ 20,00 (Fringe). Estudantes