O primeiro jornal que circulou em Londrina - Paraná Norte - de 1934 a 1953 - teve 649 dos seus 1.154 exemplares restaurados recentemente através da iniciativa da Sociedade Amigos do Museu (SAM) e com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura que destinou pouco mais de R$ 37 mil para o processo.
O Museu Histórico Pe. Carlos Weiss contam em seu acervo com cerca de 900 exemplares, coletados entre pioneiros e instituições como a Biblioteca Pública do Paraná; Biblioteca Nacional, e Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As informações são do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.
O trabalho de restauração, realizado pela professora Yara Prazeres, durou nove meses e acaba de ser concluído. Cerca de duas mil folhas do periódico foram apresentadas nesta sexta-feira (18) à comunidade londrinense. Intitulada "Paraná Norte – Ontem, Hoje, Sempre", a exposição integra o tema "Museus e Patrimônio Universal", proposto pelo Comitê Internacional dos Museus (ICOM) para as comemorações da data, este ano.
Leia mais:
Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina
Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão
Beyoncé anuncia nas redes sociais que fará show ao vivo no Natal
The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025
O periódico criado por Humberto Puiggari Coutinho divulgou, em nível nacional e internacional, a fertilidade e as vantagens da terra roxa do Norte do Paraná, além das transformações decorrentes de seu desenvolvimento sócio-econômico, até o ano de 1953. Os exemplares restaurados representam 90% da coleção original do Paraná Norte, e é a mais completa existente no país, conforme informações do museu.
A preservação do material também será garantida através da digitalização das páginas.