Finalmente foi divulgada a lista definitiva dos espetáculos que serão apresentados na mostra do teatro contemporâneo (mais conhecida como mostra oficial) do 10º Festival de Teatro de Curitiba, que acontecerá de 22 de março a 1º de abril. Ao todo serão 23 montagens, sendo apenas quatro de companhias paranaenses. A relação oficial dos espetáculos que estarão na mostra paralela (fringe) deverá ser divulgada nos próximos dias, mas a expectativa é de que sejam confirmadas 110 peças.
Na mostra oficial, haverá dez estréias nacionais. Uma das mais aguardadas é "A Memória da Água", com direção de Felipe Hirsch e texto de Shelagh Stephenson. Além deste, os outros três espetáculos de companhias curitibanas também farão suas estréias durante o festival: "100 Anos...O Musical", de João Luiz Fiani; "A-tor-men-ta-do Calibanus", de Guilherme Durães; e o infantil "O Menino Rei", de Maurício Vogue.
Outras estréias são "Fantasmas", de Rodrigo Matheus, que envolve as companhias paulistas La Mínima, Linhas Aéreas, Circo Mínimo, Circodélico e Fractons, além de artistas independentes; "Copenhagem", de Marco Antonio Rodrigues, com texto de Michael Frayn; "Abajur Lilás", de Sérgio Ferrara, com texto de Plínio Marcos; e "Um Porto Para Eliabeth Bishop", de José Possi Neto, com texto de Marta Goés.
Leia mais:
Coachella anuncia Anitta e Alok em edição liderada por Lady Gaga e Travis Scott
Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina
Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão
Beyoncé anuncia nas redes sociais que fará show ao vivo no Natal
O único espetáculo estrangeiro que estará na mostra oficial deste ano, o polonês "Tadeus Kantor" também integra a lista das estréias nacionais. Ao seu lado nesta lista estará ainda "O Provocador@", de Antonio Abujamra, com texto de André Santana, Antonio Abujamra, Jacques Lacan, Eurípedes, Thomas Jefferson e Freud.
Além das estréias, há outros 13 espetáculos confirmados na grade de programação do festival: "Subúrbia", de Francisco Medeiros, com texto de Eric Bogosian; "A Controvérsia", de Paulo José, com texto de Pedro Bial; "Um Trem Chamado Desejo", de Chico Pelúcio, com texto de Luis Alberto de Abreu e interpretação do Grupo Galpão; e "Primus", de Verônica Frabrini, com texto de Franz Kafka.
Também fazem parte da programação: "Volpone", de Fernando Guerreiro, com texto de Ben Johnson; "Arq-móvel", de Andréa Jabor; "Felizes Para Sempre", de Adriano e Fernando Guimarães, com texto de Samuel Beckett; "Sacromaquia", de Maria Thais, com texto de Antonio Rogério Toscano; e "OZEE/EZOO", de João Andrazzi, com texto de Samuel Beckett.
Para a mostra infantil, que neste ano integra a mostra oficial do festival, foram escalados cinco espetáculos. Além de "O Menino Rei", do curitibano Maurício Vogue; o público assistirá "Papais e Ovos", de Arno Kleinofen, com texto de Heleen Verburg; "A Cigarra e a Formiga", de Tina Ferreira; "As Histórias de Shantá", de Mirtes Mesquita, com texto de Helena Martins e Mirtes Mesquita; e "O Cano", de Leo Sykes.