O curta-metragem "Satori Uso", produzido pelo Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina (Kinoarte), com direção de Rodrigo Grota, participa, nesta semana, do Festival do Rio 2007, considerado a maior vitrine do cinema brasileiro. Neste ano, o festival carioca que teve início na última quinta-feira (20) e segue até o dia 4 de outubro, irá estrear mais de 60 produções nacionais, envolvendo a participação de mais de 400 filmes.
"Satori Uso" concorre aos prêmios do júri e do público, além de concorrer também ao filme mais votado no Porta Curtas, site patrocinado pelo Petrobrás. A obra pode ser assistida, comentada e votada no endereço www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=5104, até o dia 4 de outubro.
O curta londrinense e o longa "Estômago", de Marcos Jorge, são os dois representantes do Paraná no evento, e serão exibidos juntos em quatro sessões. A estréia de "Satori Uso" na programação do festival está marcada para esta quarta-feira (26), às 14h15, no Cine Odeon BR.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Também na quarta-feira, às 21h15, o filme será exibido em sessão especial para convidados, no Cine Palácio 1. Para quinta-feira (dia 27), estão marcadas as duas últimas apresentações do curta no evento, às 17h45 e às 22h15, no Estação Ipanema 1.
Inspirado na obra do poeta londrinense Rodrigo Garcia Lopes, "Satori Uso" é um documentário que narra a passagem do poeta japonês pela Londrina dos anos 1950, sob o ponto de vista do cineasta americano Jim Kleist. O detalhe é que nem o poeta e nem o cineasta existiram; são figuras ficcionais. Estrelado por Rogério Ivano (Satori) e Caren Utino (Satine), o curta traz trechos de um filme inacabado de Kleist, "Isolation", rodado em Londrina em 1967, quando o cineasta americano "esteve" no Brasil.
Com o reconhecimento, "Satori Uso", que recebeu o investimento de R$ 96.904,00 do Promic, ganha projeção internacional e se torna um marco do cinema londrinense. A previsão é que o filme circule por festivais durante todo o próximo ano, passando por vários eventos importantes na Europa.
A próxima sessão de "Satori Uso" em Londrina será no dia 4 de novembro, às 21h30, na Concha Acústica, integrando a programação de encerramento das sessões competitivas da 9ª Mostra Londrina de Cinema. O filme será exibido fora da competição, junto com o curta "Morre um Nome", outra produção da Kinoarte.
As informações são do N.Com da Prefeitura de Londrina.