Economia. É com essa palavra-chave que a nova secretária estadual da Cultura, Vera Mussi, justifica a mudança da sede da secretaria para o NovoMuseu, no Centro Cívico. A notícia pegou de surpresa artistas, funcionários e curitibanos acostumados com a atual sede da secretaria, no centro da cidade, em prédio imponente e histórico na Rua Ébano Pereira. A mudança deve ocorrer em alguns meses.
Para Vera Mussi a decisão deve reduzir os gastos adminitrativos da secretaria e não deve comprometer a oferta de serviços. ''Para realizar uma boa administração, temos que maximizar os benefícios e minimizar os custos'', diz. Para ela, o NovoMuseu é um espaço ''muito grande'', que dispende gastos consideráveis.
Para o presidente da Fundação Cultural do Paraná, Cassio Chamecki, a mudança é uma questão administrativa e não deve interferir nos investimentos culturais. ''Eu acho que a instalação da Secretaria da Cultura no centro da cidade gera um movimento interessante, tanto que a fundação está reformando a sua sede na Praça Garibaldi, mas o entorno do NovoMuseu está sendo reformulado e a mudança pode trazer benefícios para a região'', minimiza Chamecki.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
*Leia mais na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina