Discutir a relação é um convite que causa calafrios na maioria dos homens, que foge como gato escaldado ou o diabo da cruz. Na peça ''A Entrevista'', que a companhia paulistana Casa de Teatro, exibe neste sábado e domingo no FILO, às 19 horas, no Teatro Zaqueu de Melo, um casal transforma a vida privada em pública ao pôr tudo em pratos limpos num programa de televisão.
Recentemente, a apresentadora Marília Gabriela e o ator Reynaldo Gianecchini protagonizaram uma cena semelhante no canal GNT - trocando gentilezas ao invés de farpas, como acontece com o casal da trama do dramaturgo paulistano Samir Yazbeck, revelado com o texto ''O Fingidor'', vencedor do Prêmio Shell, em 1999.
Na peça, a atriz Lygia Cortez é uma escritora que ao ser entrevistada pelo marido, interpretado pelo o ator Marcelo Lazzarato, acaba expondo as suas angústias de mulher de sucesso profissional, mas que não é feliz na vida pessoal.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Lazzarato assina a direção do espetáculo e Lygia Cortez é a diretora artística da companhia, tendo conquistado prêmio de atriz revelação pelo conjunto de obras apresentadas, quando ainda integrava o grupo Macunaíma, do diretor Antunes Filhos, e ainda o Prêmio Mambembe, em 1999.
A outra estréia do sábado, também com reapresentação no domingo, às 20h30, no Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85) é o espetáculo de dança ''Skinnerbox'', da companhia Cena 11, de Florianópolis (SC). Um teste para os limites do movimento.
Para isso, o grupo se inspirou no trabalho do psicólogo americano Burhhus Frederic Skinner (1904-1990), que estudou, durante vários anos, o funcionamento do sistema nervoso central.
Ele é considerado o pai do comportamentalismo, ramo da psicologia que realiza um dos estudos mais completos dos padrões do procedimento humano.
A caixa de Skinner - onde o psicólogo realizava seus experimentos - se torna o palco do trabalho do elenco em que a liberdade é uma maneira de organizar as ações.
O Cena 11 surgiu na década de 80, misturando vários universos como Histórias em Quadrinhos (HQs), cultura dos anos 90, moda, computação, música eletrônica, videoclip, entre outros. Em ''Skinnerbox'', o grupo apresenta uma cachorra da raça Border Coller chamada Nina e que é adestrada para contracenar com os bailarinos. O animal se apresentou na Alemanha com o elenco.
Serviço:
A Entrevista
Datas: 24 e 25 de junho
Horário: 24 ás 19h, 25 às 16h
Grupo: Casa de Teatro (Lygia Cortez e Marcelo Lazzaratto) (São Paulo/SP)
Duração: 60 min
Local: Zaqueu de Melo - Av. Rio de Janeiro, 413
Autor: Samir Yazbek. Direção: Marcelo Lazzaratto. Elenco: Lygia Cortez e Marcelo Lazzaratto. Cenário: Ulisses Cohn. Figurino: Cássio Brasil. Iluminação: Marcelo Lazzaratto. Sonoplastia: Marcelo Lazzaratto. Assistência de direção: Vera Egito.
Skinnerbox
Datas: 24 e 25 de junho
Horário: 20h30
Grupo: Grupo Cena 11 de Dança (Florianópolis/SC)
Duração: 90 min
Local: Teatro Ouro Verde - Rua Maranhão, 85
Elenco: e coreografia. Elenco e coreografia: Adilso Machado, Alejandro Ahmed, Anderson Gonçalves, Cláudia Shimura, Gica Alioto, Hedra Rockenbach, Karin Serafin, Letícia Lamela, Marcela Reichelt, Mariana Romagnani, Nina. Participação especial: Anja Muller (vídeo). Direção Musical: Hedra Rockenbach. Figurino: Anderson Gonçalves, Karin Serafin e Karlla Girotto.