Apesar de suas 13 indicações, "O Senhor dos Anéis" não chegou a ser nenhum bicho-papão na 74ª cerimônia de premiação do Oscar. A super produção baseada na obra de J.R.R. Tolkien arrebatou apenas quatro estatuetas em categorias mais técnicas, como melhor maquiagem, fotografia, efeitos visuais e trilha sonora. O grande aclamado da noite foi "Uma Mente Brilhante", também com quatro prêmios, porém em categorias nobres: melhor atriz coadjuvante (Jennifer Connelly), roteiro adaptado, diretor (Ron Howard) e melhor filme do ano.
No geral, a noite não foi de grandes surpresas. Os prêmios mais espantosos foram para melhor filme estrangeiro e melhor atriz. O bósnio "Terra de Ninguém" desbancou o favorito "O Fabuloso Destino de Amélie Poulin", da França. Já no prêmio de melhor atriz, nem mesmo a vencedora Halle Berry acreditava que havia sido a vitoriosa.
Minutos depois, Denzel Washington foi contemplado com o prêmio de melhor ator. "Dois negros em uma noite... Deus é bom, agradeço do fundo do meu coração", comentou Washington assim que se subiu ao palco.
Leia mais:
Trabalho diante do impacto das novas tecnologias é foco do 21º Encontros Folha
De volta à Leste-Oeste, desfile de sete de setembro em Londrina conta com 53 instituições participantes
Em Brasília, Desfile de 7 de setembro destaca importância da vacinação e homenageia gaúchos
Desfile com cerca de 6,2 mil pessoas festeja em Curitiba os 202 anos da Independência do Brasil
» Especial traz as notícias do Oscar 2002
» Veja a lista completa dos ganhadores do Oscar 2002