A Vila Cultural Cemitério de Automóveis e Atrito entre Artistas e Produtores Associados (Aarpa), promove no próximo final de semana, de 25 a 27, concerto barroco em Londrina e região, organizado pelo músico Elimar Plínio Machado. O espetáculo "La Follie d’Orpheé", com a participação de músicos brasileiros e argentinos, tem duração de 1 hora e é livre para todas as idades. O espaço cultural é mantido com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Um encontro no Festival de Música de Curitiba propiciou a parceria entre instrumentistas brasileiros e argentinos. As estudantes do Conservatório Municipal Musical Manuel de Falla, de Buenos Aires, a mezzo-soprano Daniela Menconi, as instrumentistas Daniela Bonfant (flauto traverso) e Julia Proserpio (violino barroco), se juntaram aos brasileiros Ana Paula Miqueletti (piano) e Elimar Plínio Machado ( viola da gamba) para formar o grupo Folle Cor, ou Coração Louco português. As musicistas argentinas atuam profissionalmente na Argentina e Brasil em produções como óperas, músicas de câmara, teatro musical, entre outras atividades do gênero. Os músicos atuam vários anos na interpretação e estudo deste estilo musical.
No repertório serão apresentados óperas e temas instrumentais de autores do barroco francês, inglês e italiano dos séculos 17 e 18. O concerto inicia com fragmentos da ópera "Orfeo", de Monteverdi, que narra as histórias de um pastor que lamenta sua paixão por sua pastora.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
O espetáculo segue com "Fairy Queen", ópera em cinco atos, de Purcell. A obra é uma livre inspiração na peça de teatro "Sonho de uma noite de Verão", de Willian Shakespeare.
Em seguida serão apresentadas obras instrumentais de Sebastian Le Camus e Monteclair. Para finalizar, o grupo retoma o tema de "Orfeo", só que com uma interpretação mais recente da anterior, de Clerambault.
"Entre as partes cantadas são executadas formas características instrumentais proporcionando climas contrastantes ao expectador do século 21", afirma Elimar Plínio Machado.
Na sexta-feira (25) a apresentação será realizada na Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Rua João Pessoa, 103-A), às 21 h, com ingressos a R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). No sábado, o grupo se apresenta na igreja Matriz de Alvorada do Sul, às 20 h, com entrada franca. No dia 27 de janeiro, às 20 h, o concerto será executado na capela da Catedral Metropolitana de Londrina, com entrada gratuita.