Teatro

Espetáculo gratuito aborda a morte, a sexualidade e a violência no FILO

02 set 2014 às 09:52

O Núcleo de Dramaturgia do SESI vem investindo em cursos de formação de atores e criação de espetáculos há cinco anos, com apoio de dramaturgos e diretores de teatro.

Em abril, o Núcleo fez sua primeira mostra de montagens dentro do Festival de Teatro de Curitiba, entre as boas surpresas estava "Gafanhoto", da FALA Cia de Teatro, que estará em cartaz no Filo, nesta terça-feira (3). Essa é uma das parcerias FILO/SESI na edição deste ano, num trabalho que conta ainda com outros espetáculos, incluindo os de rua e espaços públicos.


"Gafanhoto", com texto de Paulo Zwolinski e direção de Don Correa, se articula em torno da morte. Traz três personagens que se encontram numa casa de campo, em situação chocante. Neste contexto, um doente terminal recebe cuidados de sua esposa quando um invasor entra na casa, violenta a mulher e a mata, sem que o marido possa reagir.


Gafanhoto é uma metáfora da destruição na montagem que aborda a morte e a sexualidade, sob a ótica de um voyeur involuntário, no caso o marido, e a mulher violentada. A narrativa aberta deixa conclusões a cargo do espectador. O espetáculo é construído de forma a parecer que a história é contada pela morte.


Ficha Técnica:


Texto: de Paulo Zwolinski
Direção: Don Correa
Elenco: Eduardo Ramos, Maíra de Aviz, Sávio Malheiros
Iluminação: Don Correa
Produção técnica: Brian Townes
Apoio: Núcleo de Dramaturgia SESI/PR – Teatro Guaíra
Realização: FALA Companhia de Teatro


Serviço:


Dia 3 de setembro
Horário: 19 horas
Local: Centro Cultural Sesi
Duração: 40 minutos
Teatro adulto
16 anos


Mostra de Dramaturgia Sesi – Teatro Guaíra – parceria com o Festival Internacional de Londrina. Em 2014, serão apresentadas duas montagens escritas e dirigidas por integrantes do Núcleo de Dramaturgia Sesi – Teatro Guaíra, que reúne em várias cidades do Paraná interessados em desenvolver e aprofundar os conhecimentos em dramaturgia.

Ingressos GRATUITOS (retirar senha uma hora antes do início de cada espetáculo, no Centro Cultural Sesi – Praça Primeiro de Maio, 130)


Continue lendo