O ''menino da Vila'' de oito anos atrás virou ''titio''. É assim que os novos jogadores da seleção brasileira chamam Robinho, que carrega 26 anos, duas Copas do Mundo e, agora, também a braçadeira de capitão.
Ele disse que nunca tinha visto vários dos convocados por Mano Menezes, só acompanhado suas atuações pela televisão e ''ouvido falar'' de alguns deles.
Contratado pelo Milan depois de passagem apagada pelo Manchester City, Robinho chega a seu terceiro clube europeu para recuperar a imagem na Europa.
Leia mais:
Veja quem doou para vaquinha da Arena do Corinthians
Luxemburgo repensa futuro no futebol, mas diz: 'Sempre fiz gestão'
Com dupla em alta, Corinthians pode garantir vaga na Libertadores
Volante e meia se apresentam e Londrina EC treina com 19 jogadores
Não fosse a má fama, talvez pudesse até continuar no CT do Barcelona depois que acabarem os treinos da seleção, já que sua contratação pelo time da Catalunha chegou a ser cogitada.
No Milan, crê que vai superar suas dificuldades de adaptação (ele não fala italiano) graças à presença de mais brasileiros: Ronaldinho, Thiago Silva e Pato, os dois últimos companheiros dele na seleção. Além disso, Robinho diz que mudou: ''A gente vai ficando mais maduro''.
Auto-opinião endossada pelo chefe. ''Parece que vive um momento mais maduro, uns chegam a esse estágio com 20, outros com 25, outros com 28. Estou feliz que tenha chegado próximo dos 28'', diz Mano, para quem o jogador ''tem uma trajetória confiável'' na seleção.
Novato
Enquanto Robinho é o mais experiente, o jovem goleiro Gabriel, 17 anos, já realizou o sonho da grande maioria dos jovens jogadores brasileiros: ser convocado para a seleção principal de futebol. Mesmo sem nunca ter atuado em uma partida profissional pelo Cruzeiro, ele foi convocado para participar dos treinamentos com o grupo do técnico Mano Menezes.
Apesar de comemorar a oportunidade, o goleiro mantém os pés no chão e admite que ainda há muitas etapas em sua carreira antes de se firmar na seleção. ''Quero um dia voltar para a principal. Mas meu principal objetivo é a Olimpíada de 2012. Antes tem o Sul-Americano Sub-20 e o Mundial Sub-20 para eu jogar e, depois, pensar lá na frente em Olimpíada'', afirmou Gabriel.
A convocação de Gabriel para o lugar do goleiro Gomes, que foi cortado após sentir uma lesão muscular, causou surpresa entre os torcedores brasileiros. O próprio jogador admitiu que não esperava ser chamado por Mano Menezes para defender a seleção.