Fim das comemorações. O Santos começará a viver uma nova realidade com a reapresentação dos campeões da Copa Libertadores da América, nesta segunda-feira (27), às 10 horas, no Centro de Treinamento Rei Pelé, depois de quatro dias de festa para alguns e de descanso para outros. Sem seus três principais astros - Neymar, Paulo Henrique Ganso e Elano, que estão com a seleção brasileira na Argentina -, Muricy Ramalho vai iniciar o trabalho de montagem de um time provisório que seja capaz de recuperar os pontos perdidos nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.
A estrutura defensiva será mantida, mas do meio vão aparecer titulares como Roger, Rychely e Tiago Alves, em torno da nova referência, o artilheiro Borges. Com cinco pontos em 12 disputados, a melhor equipe sul-americana está na parte de baixo da tabela de classificação e, se pretende lutar pelo título, precisa começar a reagir já na próxima quarta diante do Figueirense, em Florianópolis, para ter sobras em novembro, quando vai se concentrar na preparação para tentar fechar 2011 ganhando também o Mundial de Clubes da Fifa, no Japão, em dezembro.
Se o Brasil chegar à decisão da Copa América, na Argentina, o Santos ficará sem Neymar, Paulo Henrique Ganso e Elano em seis jogos. No próximo dia 4, Muricy perderá também Alex Sandro e Felipe Anderson, convocados para defender o Brasil no Mundial Sub-20, na Colômbia, a partir do dia 29 de julho. Alan Patrick e Danilo são outros campeões da Libertadores convocados para a seleção sub-20, mas, enquanto o meia já é do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, embora os dirigentes não confirmem as negociações, Danilo pode se tornar jogador do Benfica, de Portugal, nos próximos dias.
Leia mais:
Delegação do Botafogo chega ao Rio, e multidão lota praia para comemorar
Grêmio explora improvisação de Zubeldía, vence São Paulo e se afasta do Z-4
Flamengo leva susto, mas vence e tira Internacional da briga do título
Atlético-MG e Botafogo jogam pela Glória Eterna da Copa Libertadores
Diante de tantos problemas, Muricy apresentou uma relação com os nomes dos reforços que pretende para levar o Santos a lutar pelo título do Campeonato Brasileiro. Mas a cúpula santista alega falta de dinheiro e não deve investir alto em reforços. Zé Roberto deverá ser a única contratação de qualidade porque o ex-meia da seleção é donos dos próprios direitos econômicos e vai custar só os salários.