Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade

Brasil e Argentina duelam o samba e o tango

Redação - Folha do Paraná
05 set 2001 às 09:33

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Seleção Brasileira enfrenta a Argentina hoje à noite, às 20 horas, no maior clássico sulamericano. O jogo, válido pela 15ª rodada das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo, marcam duas situações diferentes: o Brasil passa por crises e escândalos no futebol e só recentemente conseguiu se reabilitar dos recentes fracassos; a Argentina só perdeu um jogo nas eliminatórias - justamente para os brasileiros, em São Paulo, no ano passado - e é a primeira equipe do continente classificada para a Copa da Coréia e do Japão.
Para os argentinos, o jogo pode ser uma forma de dar amenizar a crise no país, atualmente em crise econômica e com alta taxa de desemprego. "a seleção é um dos poucos, senão o único motivo de orgulho de um país mergulhado numa séria crise econômica", afirmou o lateral Zanetti. A pedido da Justiça Federal, as emissoras argentinas vão transmitir o jogo para todo o país em canal aberto. Até então, apenas quem possuísse TV paga poderia assistir as jogos da Argentina.
A população aprovou a medida e afirmam que o povo não pode ficar sem ver os jogos, parte da cultura nacional. O Estádio Monumental de Nuñes, em Buenos Aires, estará lotado, com todos os 55 mil ingressos vendidos. Alguns torcedores chegaram a desembolsar 80 pesos (R$ 200,00) por um bilhete.
Os brasileiros vêem na partida uma boa oportunidade de levantar a moral da equipe e transmitir confiança aos torcedores. Diante de uma campanha irregular nas eliminatórias e da desclassificação precoce na Copa América deste ano, o técnico Luís Felipe Scolari trata a partida como uma boa maneira de arrumar o time e consolidar uma base. Uma vitória deixaria a Seleção em situação confortável, pois a equipe precisaria apenas de quatro pontos em três jogos - contra Chile, Bolívia e Venezuela. No entanto, o empate é encarado como um bom resultado por Felipão, já que escalou um time bastante defensivo.
Em 87 anos de rivalidade, o equilíbrio é a marca registrada nos clássicos entre brasileiros e argentinos. O clássico foi disputado pela primeira vez no dia 20 de setembro de 1914 e os "hermanos" venceram por 3 a 0. ma. Depois disso foram mais 84 jogos. O Brasil venceu 32 vezes e os argentinos, 31. Houve 22 empates.
A equipe tupiniquim leva desvantagem no saldo de gols. Marcou 128 gols, contra 137 dos rivais. No último jogo, no dia 26 de julho do ano passado, no Morumbi, a seleção brasileira venceu por 3 a 1, na melhor apresentação do time nas atuais eliminatórias. O técnico ainda era Wanderley Luxemburgo. Foi a única derrota da seleção de Marcelo Bielsa na seletiva para a Copa.

No Monumental de Nuñez
Argentina: Burgos; Vivas, Ayala e Samuel; Zanetti, Simeone, Aimar, Ortega e Claudio López; Killy Gonzalez e Crespo. Técnico: Marcelo Bielsa
Brasil: Marcos; Roque Junior, Lúcio e Cris; Cafu, Mauro Silva, Eduardo Costa, Rivaldo e Roberto Carlos; Rivaldo e Élber. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Estádio: Monumental de Nuñez
Árbitro: Urs Meier (Suíça)
Estádio: Monumental de Nuñez, em Buenos Aires
Horário: 20h

Leia mais:

Imagem de destaque
Temporada 2025

Londrina EC se apresenta com 13 jogadores e aguarda reforços

Imagem de destaque
Finaciamento

Torcida do Corinthians lança campanha de arrecadação para pagar estádio

Imagem de destaque
Pressão

Votação sobre impeachment de Augusto Melo no Corinthians é adiada

Imagem de destaque
Entenda

Corinthians apresenta plano na CBF para pagamento de dívidas

BRASIL X ARGENTINA
85 jogos
32 vitórias do Brasil
31 vitórias da Argentina
22 empates
128 gols para o Brasil
137 gols para a Argentina


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade