A cada dia Londrina cresce mais no quesito esporte. Nos últimos anos alguns clubes de futebol surgiram: Junior Team e Cincão, por exemplo. Um dos "novos" times na cena de 2012 é o CAL (Clube Atlético Londrinense).
O CAL foi fundado em 1948, no entanto ficou inativo durante 51 anos, até que em 2001 os trabalhos foram reiniciados. Na época o clube conquistou o título da Copa Jacy Scaff de juniores – competição entre equipes tradicionais do futebol paranaense. Apesar de todo o esforço para reativar o time, em 2002 houve novamente uma parada. Depois de anos, já em 2010, o presidente Luiz Carlos Pereira retomou, mais uma vez, as atividades.
Segundo, José Roberto Alves Camargo, o "Zé Dias", coordenador de futebol, o objetivo do CAL é muito claro: formar atletas. "A ideia, além de revelar jogadores de 1995/1996 esse ano, é pra que seja feito um trabalho a longo prazo, com a categoria 99/2000. Um trabalho preparativo, para, daqui dois anos, os garotos estarem em melhores condições de atingir uma carreira profissional", revela José Roberto. Gabriel Cavalcante (17), atleta, confirma a fala do diretor e completa: "O Atlético hoje é como uma vitrine para nós jogadores que buscamos o sonho de jogar em um clube grande, com maior visibilidade".
Leia mais:
Com dupla em alta, Corinthians pode garantir vaga na Libertadores
Volante e meia se apresentam e Londrina EC treina com 19 jogadores
Palmeiras, Fla e Flu são cabeças de chave no Super Mundial de Clubes
Augusto Melo obtém liminar, e votação de impeachment no Corinthians é suspensa
Com uma estrutura ainda básica, o time conta com uma sala de administração, uma academia e uma lavanderia, um campo e uma quadra poliesportiva. "Ainda não temos os alojamentos, mas acredito que, para a categoria de sabe, esse seja o suficiente", completou José.
O clube atualmente conta com 64 atletas ao todo, mais os garotos que estão em teste. Julio Facco (17), atleta do CAL diz: "Tudo que envolve dinheiro é complicado. Precisamos de influências no futebol e precisamos nos esforçar. Pretendo ajudar o clube sempre que puder, em todos os campeonatos e se Deus quiser, futuramente, ir para um time maior".
De acordo com José Roberto, a parte física de um jogador muito exigida, os meninos estão numa fase de desenvolvimento e o clube dá toda estrutura para que esse físico seja alcançado, além de apoiar o psicológico dos garotos, contando com o apoio de uma psicóloga formada.
Quanto às disputas de campeonatos, José diz: "O trabalho esse ano precisa ser acelerado, pois segundo nosso presidente, Luiz Carlos, o objetivo para o ano que vem já é disputar a terceira divisão. No entanto, é muito cedo para falarmos nisso, porque o projeto preparatório ainda está em fase inicial e se ano que vem surgir a oportunidade de disputarmos a terceira divisão precisamos estar bem preparados, bem focados. Precisaremos, também, trazer jogadores de fora. Tudo depende do fechamento desse último semestre de 2012 e dos resultados que alcançaremos".