Joinville-SC, Uberaba-MG, Operário-PR e Madureira-RJ já estão classificados para a quarta fase do Campeonato Brasileiro da Série D, mesmo sem jogar os confrontos de volta da terceira fase. A classificação antecipada foi garantida pelo diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo Virgílio Elísio, os três melhores segundos colocados na etapa atual serão definidos tendo como base a somatória de todas as fases da competição.
"Isso já está definido desde quando o regulamento foi feito. Não foi feito nenhuma mudança no regulamento. Os três melhores perdedores serão aqueles que tiverem as melhores campanhas em todas as fases", decretou o dirigente.
O regulamento da Série D não possui um artigo que define claramente qual será o critério para determinar os melhores perdedores. Em todos os artigos que citam a terceira fase, há apenas uma indicação de que os "os três clubes melhores classificados como segundos dentre os disputantes da terceira fase".
Leia mais:
Ainda sem reforços, Londrina EC estreia na Supercopa Paraná
Futebol Solidário reúne Ronaldinho Gaúcho, Refrikinho e diversos artistas em noite histórica de solidariedade
Artilheiro e manutenção de elenco estão entre os planos do Corinthians para 2025
Mesmo com Facundo, Palmeiras ainda busca uma estrela para vestir a camisa 9
No parágrafo único do Artigo 7, há uma definição que não esclarece muito bem o critério estipulado: "em todas as fases os clubes as começarão com zero ponto ganhos e perdidos". No entanto, ele deixa implícito que será levada em consideração apenas os pontos somados na fase, ou seja, na terceira fase. Contrariando assim, a declaração de Virgílio Elísio.
Confusões à parte, a declaração do dirigente garante a classificação de Joinville, Uberaba, Operário e Madureira. Os catarinenses somam no total 18 pontos, enquanto os outros três clubes têm 17. Com isso, não podem mais ser ultrapassados por Araguaína-TO, Sampaio Corrêa-MA, Vila Aurora-MT e Brasília-DF, independente dos resultados dos jogos de volta da fase.
A terceira fase da Série D é disputada no sistema mata-mata. Os dez times classificados foram divididos em cinco grupos de dois clubes cada, sendo que eles se enfrentam em ida e volta. Passam à quarta fase os cinco vencedores nestes confrontos diretos e os três melhores perdedores. Os jogos de ida aconteceram no último final de semana. Os confrontos de volta estão agendados para este sábado, véspera das eleições.