Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Homenagem às vítimas

CBF divulga agradecimento a colombianos por tributo à Chapecoense

Agência Brasil
01 dez 2016 às 10:37

Compartilhar notícia

- Reprodução/Twitter/Federico Gutiérrez
Publicidade
Publicidade

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (1º) nota de agradecimento à homenagem prestada pelos colombianos, em que foram lançados balões brancos e pronunciados os nomes das mais de 70 vítimas da queda do avião que seguia para a Colômbia com o time, convidados e profissionais da imprensa esportiva. Na noite dessa quarta-feira (30), milhares de pessoas lotaram o estádio Atanasio Girardot, onde seria disputada a final da Copa Sul-Americana pelo time da Chapecoense.


"Aos colombianos, fica o nosso muito obrigado! Essa noite de carinho não será esquecida!", diz o texto, que também conta a comoção que envolveu torcedores na Arena Condá, casa do time catarinense.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Enquanto o sofrimento insiste em machucar o espírito dos familiares, amigos e pessoas que comoveram-se com a tragédia, a solidariedade que emanou de Chapecó e Medellín certamente fez um afago na alma de todos os que precisam de apoio e força nestes dias tão difíceis".

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto esportivo

Encabeçada pelo Londrina EC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes

Imagem de destaque
Mercado da bola

Mercado vê alvos do Corinthians, porta aberta para Jesus e saídas no Santos

Imagem de destaque
Confira os gols:

Juventude vence São Paulo dentro do Morumbis e escapa do rebaixamento

Imagem de destaque
Veja os gols:

Flamengo vence Criciúma sem esforço e quem agradece é o Fluminense


As ruas do entorno do estádio em Medellín ficaram lotadas, e a delegação do clube Atlético Nacional participou da homenagem no gramado. O time colombiano seria o adversário dos brasileiros na final, mas já se manifestou publicamente pedindo que a Chapecoense seja declarada campeã da Sul-Americana.

Publicidade


Além das milhares que ficaram do lado de fora, mais de 40 mil pessoas lotaram a casa do Atlético Nacional para homenagear os 71 mortos na queda do avião da LaMia que levava a delegação da Chapecoense para a inédita disputa.


Às 21h45, horário em que deveria começar a primeira partida da final, as torcidas da Chapecoense e do Atlético Nacional começaram simultaneamente, na Arena Condá, em Chapecó (SC), e no Atanásio Girardot, a homenagem aos mortos no acidente da última terça-feira.

Publicidade


Representando o Brasil em Medellín, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, fez um discurso emocionado. "Nós brasileiros não esqueceremos jamais a forma como os colombianos sentiram como seu o terrível desastre que interrompeu o sonho da heroica equipe da Chapecoense. Assim como não esqueceremos a atitude do Atlético Nacional e de todos os torcedores que pediram que se concedesse o título da Copa Sul-Americana à Chapecoense. Um gesto que honra o esporte e que honra a querida cidade de Medellín", disse.


A homenagem durou os 90 minutos que deveria durar a partida. Na Arena Condá, milhares de pessoas se reuniram para uma cerimônia religiosa e para lembrar dos "heróis" locais, com muitas lágrimas e homenagens. Com cantos de "é campeão" e da música criada pelos torcedores do Nacional para a Chapecoense, os torcedores promoveram uma belíssima homenagem aos falecidos.

Publicidade


"A tragédia que vitimou também jornalistas e membros da tripulação e as inúmeras manifestações de carinho para a Chape no Brasil, na Colômbia e no mundo são testemunhas da importância da nobreza do esporte como catalisador dos melhores sentimentos humanos, como arma para combater a intolerância, como instrumento para construirmos um mundo melhor", disse Serra, lembrando que as cores da Chapecoense e do Atlético são verde e branco, "esperança e paz".


Os nomes de todas as vítimas - incluindo os jornalistas e a tripulação que faleceram - foram declamados sob muitos aplausos.

Publicidade


90 minutos de silêncio


O canal de TV FOX Sports, que perdeu seis profissionais no acidente aéreo, homenageou as vítimas com 90 minutos de silêncio na noite de ontem, também no horário em que seria disputada a partida.


No intervalo, o canal exibiu depoimentos em homenagem aos trabalhadores que acompanhavam a Chapecoense em sua primeira final internacional: Deva Pascovicci, Mário Sérgio, Paulo Julio Clement, Victorino Chermont, Rodrigo Santana e Lilacio Junior.

O canal FOX Sports 2 transmitiu as homenagens na Colômbia e em Santa Catarina.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade