O Brasil, de Pelotas (RS), retornou à Série C do Campeonato Brasileiro sem entrar em campo. No final da tarde desta sexta-feira, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou o retorno do time gaúcho após decisão judicial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - TJ/RS. A entidade acatou a decisão e colocou a equipe pelotense no lugar do Santo André. A competição começará no próximo final de semana.
Caso não acatasse a ordem, a entidade deveria pagar uma multa diária de R$ 100 mil. Para que isto não acontecesse, os dirigentes decidiram por respeitar a decisão judicial. Na próxima segunda-feira, o departamento jurídico da CBF, do Brasil e representantes da Federação Gaúcha estarão reunidos no TJ/RS para o julgamento do recurso. A CBF vai recorrer da decisão para tentar reverter o caso.
Dessa forma, o Brasil entrará no Grupo B ao lado de Duque de Caxias, Macaé, Chapecoense, Tupi, Madureira, Caxias, Vila Nova, Brasiliense e Oeste. Já o Santo André disputará a Série D no Grupo A8 junto com Arapongas-PR, Juventude-RS, Metropolitano-SC e Mirassol.
Leia mais:
Com gols de Kevyn e Icaro, Londrina EC vence o Maringá em Alvorada do Sul
Zagueiro Marco Antônio é o novo contratado do Londrina EC
Ancelotti confirma Mbappé no Qatar e pede tempo a Endrick
Saída de dois jogadores do São Paulo cumpre 60% de meta de economia salarial
O Brasil foi rebaixado para a Série D na última temporada, quando perdeu seis pontos pela escalação irregular do lateral-direito Claudio. Ele carregava uma suspensão quando foi contratado junto ao extinto Ituiutaba-MG, mas mesmo assim entrou em campo contra o próprio Santo André. O clube alegou, na oportunidade, que o atleta não havia sido notificado pela suspensão.
Em caso parecido, o Treze-PB pleiteia uma vaga na competição. Também nesta sexta, a equipe conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ/PB), que obriga a inclusão imediata do clube paraibano no torneio na vaga do Rio Branco-AC, que chegou a ser excluído da competição por ter entrado na Justiça Comum sem ter esgotado todas as instâncias na esfera desportiva, como prevê o Código Brasileiro de Justiça Desportiva.