A decisão de transmitir os dois próximos amistosos da seleção brasileira na TV Brasil, emissora pública cuja estrutura é bancada com recursos federais, deverá significar uma queda vertiginosa na audiência das partidas sob o comando do técnico Tite - mas, por outro lado, vai inflar os números do canal estatal, que desde que entrou no ar patina.
Toda a transmissão dos jogos, incluindo a geração de imagens, ficará a cargo da CBF. A entidade enviará profissionais a Melbourne, onde o Brasil enfrentará a Argentina, no dia 9 de junho, e a Austrália, no dia 13, e também manterá uma equipe no Rio. Pelé, que será o comentarista das duas partidas, ficará na capital fluminense. A TV Brasil não cederá profissionais, já que a faixa horária para exibição dos confrontos foi comprada pela CBF, que fornecerá todo o conteúdo.
Para poder transmitir os jogos, a entidade pagou o "valor simbólico" de R$ 30 mil pelo espaço de três horas - das 6h30 às 9h30 - dos dois dias em junho. A CBF não poderá faturar com anunciantes, tampouco exibir a marca dos patrocinadores da seleção, já que a legislação permite que TV Brasil veicule apenas publicidade institucional.
Leia mais:
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
O investimento irrisório para exibir as partidas, contudo, terá reflexo no número de pessoas que assistirão aos jogos, marcado para as 7 horas (de Brasília). Acostumada a ter seus jogos exibidos na Rede Globo, a CBF terá a sua primeira experiência de transmissão solo em uma emissora que historicamente dá "traço".
Na última década, a TV Brasil dificilmente conseguiu chegar a 1% de audiência em qualquer faixa horária do dia. Dados deste mês disponíveis no site do Kantar Ibope Media mostram que o canal chegou a 1% de audiência em um único momento de maio, durante a exibição de filmes na primeira semana - e isso considerando a medição apenas na região metropolitana do Rio.
Os melhores índices da emissora têm sido registrados nos casos em que consegue fazer transmissões ligadas a outros canais. Foi assim quando transmitiu os Jogos Paralímpicos do Rio-2016 e, em março deste ano, ao exibir o desfile das campeãs do carnaval carioca.