O Borussia Dortmund anunciou nesta sexta-feira que puniu três grupos de torcedores e os proibiu de acompanhar as partidas da equipe fora de casa no Campeonato Alemão e na Copa da Alemanha. A punição se deve aos problemas ocorridos no clássico do Ruhr, disputado no mês passado, diante do Schalke 04, e vencido por 3 a 1.
Em razão disso, o Borussia Dortmund revogou os pacotes de ingressos de visitantes para os grupos de torcedores "Desperados", "Jubos" e "The Unity". O clube explicou que a suspensão é por tempo indefinido, "mas, pelo menos, até o final da temporada" após consultar a polícia e testemunhas sobre os incidentes em Gelsenkirchen, na partida contra o Schalke, disputada no dia 26 de outubro.
O início da partida precisou ser atrasado porque os torcedores acenderam e atiraram fogos e sinalizadores, com fumaça na cor amarela, no campo, mesmo após pedido do goleiro Romn Weidenfeller para que não fizessem mais isso. O clube disse que as investigações sobre os incidentes estão em andamento e qualquer pessoa que tiver sido responsável pelos atos será proibida de entrar nos estádios.