O estádios Couto Pereira, do Coritiba; e Joaquim Américo, do Atlético Paranaense, podem sediar os jogos da seleção brasileira de futebol, caso o Brasil seja confirmado amanhã, em Buenos Aires, na Argentina, como a nova sede da Copa América, anteriormente prevista para a Colômbia.
Segundo nota da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Curitiba seria a cidade-sede do Brasil. Ontem à tarde, o presidente da FPF, Onaireves Moura se reuniu com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, para discutir o assunto.
Para vistoriar os estádios escolhidos, está prevista para hoje a visita de uma comissão da Traffic, empresa responsável pela realização da Copa. Além dos campos eles também irão visitar os campos de treinamento da Graciosa, do Coritiba; e do Caju, pertencente ao Atlético.
Leia mais:
Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians
Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino
Atuesta volta ao Palmeiras após empréstimo ao LAFC, mas não deve ficar
Londrina EC se apresenta com 13 jogadores e aguarda reforços
As outras cidades que disputam a hospedagem da seleção são Florianópolis (SC) e Porto Alere (RS), mas a favor de Curitiba está a infra-estrutura existente.
Segundo o diretor-superintendente do Atlético, Alberto Maculan, a Arena da Baixada, como é conhecido o estádio Joaquim Américo, tem condições de sediar partidas da Copa. "A Fifa (entidade que rege o futebol no mundo) aprovou o estádio e encaminhamos todos os laudos necessários para a CBF", afirmou Maculan. O estádio comporta 31 mil pessoas.
Do lado alviverde, o estádio Couto Pereira, com capacidade para 55 mil torcedores, está sendo adaptado para se enquadrar nos critérios da FIFA. "Vamos ampliar o número de cabines de imprensa, construir uma sala de imprensa para o clube visitante, camarote presidencial e elevadores", afirmou o assessor de relações-públicas Marcus Aurélio de Castro.
No início do ano, a Comissão de Segurança de Edificações (Cosedi) vistoriou os estádios para o campeonato estadual, mas exigiu alguns reparos. "Eles não estão 100%, mas têm condições de abrigar jogos importantes. Estamos acompanhando todas as reformas", afirmou o coordenador Roberto Marangon.