O Corinthians terá contra a Ponte Preta, nesta quarta-feira, às 19h30, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, pela 24.ª rodada do Campeonato Brasileiro, uma dupla de volantes diferente. Guilherme e Edenílson substituem duas peças-chave do time: Ralf e Paulinho. Ambos estão em ascensão no time de Tite e, apesar de reconhecerem que continuarão na reserva, vão jogar na mesma função dos titulares.
Um volante mais marcador e outro com mais liberdade, apoiando e chegando ao ataque. Essa é uma fórmula que há alguns anos vem fazendo sucesso no time. Desde 2008, quando Mano Menezes ainda era o técnico, passaram pela equipe Cristian, Elias e Jucilei - os três foram vendidos. Paulinho veio ainda com o atual comandante da seleção brasileira e depois foram contratados Edenílson e agora Guilherme.
Muito do sucesso recente do Corinthians - da conquista da Copa do Brasil, em 2009, até a Copa Libertadores deste ano - deve-se à força de seu meio de campo e principalmente aos volantes que chegam bem ao ataque. "No último jogo, contra o Grêmio, colocamos dois volantes dentro da área e eles fizeram dois gols. Nosso sistema proporciona isso porque temos pelos lados do campo jogadores que seguram a marcação", disse Tite, que considera Clodoaldo, campeão mundial pela seleção brasileira de 1970, como exemplo de volante. "Ele jogava muito e não dava pancada em ninguém".
Leia mais:
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
A dupla que vai encarar a Ponte Preta, disse Tite, exercerá taticamente as funções de Ralf (suspenso) e Paulinho (machucado). "Acredito na repetição de um padrão". A desvantagem, segundo ele, é que o time perde um pouco o poder de marcação de Ralf. "No mano a mano ele é imbatível". Guilherme atuará na cabeça de área, como Ralf, mas tem a seu favor o chute forte e o passe de longa distância. Edenílson terá a liberdade de Paulinho, tanto pelo meio quanto na ponta direita.
Nas demais posições, o Corinthians vai enfrentar a Ponte Preta com o que tem de melhor. A defesa será a titular, com a volta de Cássio ao gol. Douglas e Danilo serão os meias e o ataque contará com o retorno de Emerson. "O Corinthians quer fazer seu melhor sempre, usar a força máxima sempre. O Paulinho não joga porque clinicamente não dá, estamos em processo de crescimento", afirmou o treinador.
Tite disse que estudou muito a Ponte Preta por causa também da eliminação no Campeonato Paulista. Disse que o rival desta quarta se destaca pela velocidade com que faz a transição do meio para o ataque. "Já fomos surpreendidos antes. Agora não, se formos será por mérito do adversário", comentou.