O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira o título de chanceler honorário do futebol brasileiro. A homenagem foi feita pelo Clube dos 13, entidade que reúne os principais clubes do Brasil, durante evento no salão nobre do Parque São Jorge, em São Paulo, coincidindo com as comemorações do centenário do Corinthians.
O Corinthians também aproveitou o evento para homenagear o presidente Lula, um fanático torcedor corintiano. Assim, o presidente do clube, Andrés Sanchez, lhe presenteou com uma camisa comemorativa do centenário - número 13 -, uma carteira comemorativa e um baú banhado a ouro com todos os distintivos da história corintiana.
Lula ainda foi "nomeado" como o primeiro cidadão e o primeiro presidente da "República Popular do Corinthians", país fictício criado pelo clube como parte das comemorações do centenário. Ganhou certidão de nascimento e a faixa presidencial. "Saio daqui mais comprometido com o Corinthians, com o passaporte corintiano", afirmou.
Leia mais:
No discurso, Lula dividiu o mérito da honraria do Clube dos 13 com sua equipe de governo. "É um dia gratificante para mim", reconheceu o presidente. Ele também aproveitou a ocasião para defender a profissionalização dos clubes brasileiros e revelou a ideia de criação de um plano de previdência para os jogadores de futebol do Brasil.