O Cruzeiro oficializou, na noite desta terça-feira (2), por meio do seu site oficial, a contratação de Vanderlei Luxemburgo como o substituto de Marcelo Oliveira. O técnico tem chegada a Belo Horizonte prevista para a manhã desta quarta e logo depois, à noite, reestreará no comando da Raposa diante do Flamengo, justamente seu ex-clube, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão.
A retorno do treinador à Toca da Raposa 2 acontece por dois motivos: primeiro, ele pode contribuir com a diretoria devido à ausência de alguém para a direção executiva, sem um nome definido desde a saída de Alexandre Mattos, em janeiro. Segundo: Luxa conta com o respaldo de Gilvan de Pinho Tavares pela conquista da Tríplice Coroa em 2003.
No atual bicampeão nacional, o ex-treinador do Flamengo terá a possibilidade de desempenhar um papel que sempre almejou no futebol. Ele deve atuar como manager. A ideia da diretoria ocorre por conta da necessidade de contar com um funcionário para o cargo de diretor de futebol. Vanderlei Luxemburgo poderá combinar as duas funções em Belo Horizonte.
Leia mais:
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
A expectativa é que o técnico se divida entre treinar a equipe e cuidar do extracampo, no que diz respeito às contratações de atletas. É público e notório que a agremiação tenciona contar com um camisa 10 para o decorrer da temporada. Luxa será fundamental na escolha do atleta que reforçará o time.
Luxa havia levado Rivaldo ao Cruzeiro em 2004, mas saiu logo depois, assim como o meia. O novo manager do Cruzeiro deve atuar ao lado do gerente de futebol Valdir Barbosa e do supervisor de futebol Benecy Queiroz na busca por novas contratações. Outro ponto que pesou a favor da contratação do treinador foi a temporada brilhante realizada há 12 anos.
Na ocasião, ele sagrou-se campeão brasileiro, venceu a Copa do Brasil e triunfo sobre o arquirrival na decisão do Campeonato Mineiro. Entre agosto de 2002 e fevereiro de 2004, 107 jogos, com 68 vitórias, 22 empates e 17 derrotas, contabilizando um aproveitamento de 70,40% dos pontos à frente da Raposa.
Presente na diretoria do Cruzeiro desde aquela época, o atual mandatário, Gilvan de Pinho Tavares, nunca escondeu a sua admiração pelo trabalho do antigo comandante. Inclusive, ele foi o primeiro treinador a ser procurado em dezembro de 2012, dias antes da confirmação de Marcelo Oliveira. O LANCE! já havia revelado que ele era o preferido do presidente celeste para substituir Marcelo desde a eliminação da Raposa para o River Plate na Libertadores.
Em sua segunda passagem pela Toca da Raposa 2, Luxa terá a obrigação de remontar a equipe para a disputa do Campeonato Brasileiro, maior dificuldade encontrada por Marcelo Oliveira desde o início do ano, quando perdeu sete atletas considerados titulares em relação à temporada passada.