Para ganhar mais pontos e chegar ao ouro no solo na Super Final da Copa do Mundo de Ginástica Artística, Daiane dos Santos exibirá um novo elemento: o tsukahara esticado - uma pirueta com duplo mortal esticado. A competição que terá a participação de 25 países e reúne os oito melhores atletas por aparelho será sábado e domingo (16 e 17), no Ginásio do Ibirapuera. "Só duas ginastas no mundo fizeram esse elemento. Comecei a treinar essa acrobacia depois do Mundial", conta a ginasta. As informações são do estadao.com.
Daiane não nega que o novo elemento lhe causa frio na barriga. "Será a primeira vez que vou mostrar para as pessoas. Mas o elemento está bem seguro", garante. Além disso, ela conta que os árbitros estão mais rigorosos e os descontos das notas são mais altos. Antes, uma queda descontava 0,5. Agora, diminuem 0,8.
Na final do solo, ela terá uma adversária nada fácil. É a chinesa Fei Cheng, campeã mundial. Além do solo, ela também é a melhor do planeta no salto.
Leia mais:
No torneio, só participam os atletas que somaram o maior número de pontos em dois anos (2005/2006) nas etapas da Copa do Mundo. Os oito melhores do mundo em cada aparelho apresentam-se uma vez só, o que traz um desgaste menor para os atletas.
A cobrança por competir em casa aumenta, segunda a atleta. "A responsabilidade é maior, porque estou perto do meu povo. A pressão aumenta. Espero que o ginásio lote", pede ela. No ano passado, na etapa da Copa do Mundo, realizada no mesmo local, Daiane foi embalada pelo aplauso do público quando a música parou no meio da sua apresentação.
Na decisão, Daiane terá mais duas brasileiras ao seu lado. Daniele Hypólito e Laís Souza. Pela primeira vez, três atletas do País vão à final do mesmo aparelho.