Nos dois jogos que fez na temporada, o São Paulo transitou do torpor da estreia contra o Bragantino à eficiente performance do segundo tempo da goleada sobre o Mogi Mirim. Neste domingo, às 17 horas, a equipe volta ao Morumbi contra o Oeste, pela terceira rodada do Campeonato Paulista, para tentar encontrar o ponto de equilíbrio e afastar os altos e baixos definitivamente.
Nos dois jogos, a tônica da equipe foi a instabilidade. Além de colocar o time na liderança do Grupo A, a vitória no meio de semana ajudou a apagar a má impressão da estreia, mas também mostrou que será preciso muito trabalho para deixar o time tricolor competitivo.
Para atingir o objetivo, no entanto, é necessário encontrar um padrão de jogo e parece ser este o principal desafio de Muricy Ramalho neste início de ano. O técnico mudou o esquema da equipe contra o Mogi Mirim, mas o 4-2-3-1 implementado mostrou que pode ser uma opção interessante, mas apontou inúmeras falhas de posicionamento defensivo especialmente pelo lado direito, onde Luis Ricardo ainda deixa muito espaço para os avanços adversários.
Leia mais:
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
A boa resposta do time no segundo tempo contra o Mogi Mirim fez Muricy Ramalho manter o esquema mais agressivo e agora a corrida é para acertar o posicionamento e aumentar o entrosamento. "Não me empolgo com nada, não está nem muito ruim nem muito bom. Mas não temos um time ainda, nem física, nem técnica e nem taticamente", explicou o treinador, que manterá o mesmo time da última partida - inclusive Luis Fabiano, cuja forma física inspira maiores cuidados por causa do histórico de lesões musculares. Muricy gostaria de poupar o camisa 9, mas respondeu categoricamente ao analisar o elenco. "Tiro ele e ponho quem?"
Cuidar da parte física também passa pela lista de prioridades do início de ano. Embora precise vencer para poder construir uma classificação segura para a próxima fase, o São Paulo também tenta evitar o desgaste excessivo justamente pela condição atlética do grupo estar longe do ideal. Apesar do time atual ser aquele imaginado para o decorrer da temporada, os jogadores que estão melhor fisicamente levam vantagem.
O confronto também marca a estreia de Alvaro Pereira, segundo reforço contratado para a temporada. Ele regularizou a sua situação na última sexta-feira e ganhou a vaga de Reinaldo logo no primeiro treino, mas deverá ser testado no meio com o passar dos jogos. "Conversei com ele. É claro que ainda não tem nenhum tipo de entrosamento, mas esses jogos infelizmente acabam fazendo parte da pré-temporada e vão servir para isso. É a posição de origem e que ele está acostumado a jogar. Nessa hora o melhor é mexer o mínimo possível".