Os 17.949 torcedores presentes na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, viram Corinthians e Santos empatarem por 1 a 1, neste domingo, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Douglas abriu o placar para o Timão, e o zagueiro Gustavo Henrique empatou. O time da capital mandou a partida no interior para cumpir o último jogo da punição referente à briga de torcedores na partida contra o Vasco, em Brasília, na 16ª rodada da competição.
Apesar do resultado, que não afasta a crise do Corinthians, o time chega a 41 pontos na tabela e termina o ano invicto nos clássicos. Ao todo, foram 12 duelos com Palmeiras, São Paulo e Santos. Já o Peixe - que desde 2002 vencia pelo menos um jogo contra o rival no ano - interrompe a sequência, termina a rodada com 44 pontos e vê a vaga para a Libertadores cada vez mais longe.
O JOGO
Leia mais:
Botafogo joga por empate para acabar com jejum de 29 anos no Brasileirão
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
O técnico Tite promoveu algumas mudanças na equipe que iniciou o empate com o Grêmio, por 0 a 0, na quarta-feira, no jogo que culminou na eliminação do Corinthians da Copa do Brasil nas cobranças de penalidades. Entre elas, a mais importante: Sheik entrou como titular no lugar de Alexandre Pato.
O atacante iniciou bem a partida. Dando velocidade ao time e autor de bons cruzamentos, Emerson finalizou pela primeira vez aos dez minutos do primeiro tempo e quase abriu o placar. Aranha fez a defesa em dois tempos e conseguiu salvar o Peixe. Mas o lance que consagrou a mudança de Tite saiu aos 29 minutos da etapa. Sheik avançou pela direita e fez um cruzamento certeiro para Douglas, que cabeceou para o fundo das redes.
No lance, Arouca, que estava marcando o meia, acertou o rosto do jogador, que, sangrando muito, recebeu atendimento em campo e teve de sair devido ao ocorrido, mas logo voltou.
Com dificuldades na marcação, o Santos acordou após o gol. Aos 33, Mena cruzou firme para Cícero, que cabeceou com perigo e fez Walter trabalhar. Mas não foi suficiente. O primeiro tempo terminou com a vantagem corintiana.
Na segunda etapa, o Santos entrou com a postura que terminou os 45 minutos iniciais. O time superou a ausência de Thiago Ribeiro e pressionou o mandante. O resultado logo veio. Aos 17 minutos, Mena cruzou na área, Everton Costa não conseguiu dominar e bola sobrou para Gustavo Henrique, que empatou o jogo.
Aos 31 minutos, Tite chamou Pato para lançá-lo no jogo. O jogador foi xingado pela torcida do Corinthians na chegada ao banco de reservas após perder pênalti decisivo contra o Grêmio no meio de semana.
O Alvinegro praiano ainda teve a chance de virar. Aos 36, Willian José deu belo passe para Everton Costa, que desperdiçou na cara do gol. Assim, a partida terminou empatada em 1 a 1.
PRÓXIMOS JOGOS
Os times voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro apenas na próxima semana. No domingo, o Santos recebe o líder Cruzeiro, às 17h, na Vila Belmiro, pela 32ª rodada da competição. No mesmo horário, o Corinthians vai a Salvador enfrentar o Vitória, no Barradão.