A Uefa divulgou nesta quarta-feira a divisão dos potes para o sorteio dos grupos da Eurocopa de 2012, que acontecerá no dia 2 de dezembro. E a disposição das seleções pode fazer com que haja um grupo da morte, com três campeões mundiais (Espanha, França e Alemanha/Itália/Inglaterra) e mais Portugal se enfrentando já na primeira fase da competição marcada para junho do ano quem, na Polônia e na Ucrânia.
O critério para a disposição das seleções nos potes do sorteio é a colocação dos mesmos no ranking da Uefa, que considera as partidas de Eurocopa e de Copa do Mundo, e suas respectivas eliminatórias, mas, diferentemente da Fifa, não conta os amistosos. Por coincidência, a competição do ano que vem contará justamente com 14 primeiros ranqueados, além das anfitriãs Polônia, 28ª, e Ucrânia, 15ª.
Como os dois países que sediam a competição são cabeças de chave automaticamente, sobraram apenas mais duas vagas no pote 1, já que a Eurocopa é composta por quatro grupos com quatro equipes em cada. Assim, além de poloneses e ucranianos, espanhóis e holandeses, primeiros e segundos no ranking da Uefa, respectivamente, serão os outros dois cabeças de chave da competição.
Leia mais:
Atuesta volta ao Palmeiras após empréstimo ao LAFC, mas não deve ficar
Londrina EC se apresenta com 13 jogadores e aguarda reforços
Torcida do Corinthians lança campanha de arrecadação para pagar estádio
Votação sobre impeachment de Augusto Melo no Corinthians é adiada
No segundo pote estão três seleções que já conquistaram pelo menos um título da Copa do Mundo. São elas Alemanha, terceira do ranking, Itália, quarta, e Inglaterra, quinta. A última seleção desse pote é a Rússia, sexta colocada, que foi beneficiada por conta da grande campanha que teve na última Eurocopa, em 2008, na Áustria e na Suíça, quando caiu na semifinal.
O terceiro pote tem como grande força a seleção portuguesa, nona colocada no ranking da Uefa. Além dela, Croácia, sétima, Suécia, décima, e Grécia, que é a oitava e conquistou o título da Eurocopa de 2004, completam a lista.
O quarto e último pote conta com a França, campeã mundial em 1998, mas que figura apenas como 12ª colocada no ranking da Uefa. A seleção francesa, no entanto, tem dado mostras de sua força nas últimas partidas e já sustenta uma série invicta de 17 jogos. Além dela, Dinamarca, 11ª no ranking, República Checa, 13ª, e Irlanda, 14ª, completam o pote 4.
As últimas quatro classificadas para a Eurocopa foram definidas na terça-feira, com a disputa da repescagem das Eliminatórias. Após empatar por 0 a 0 na primeira partida, Portugal goleou a Bósnia por 6 a 2 e garantiu vaga. Assim como a Irlanda, que aproveitou a vantagem de 4 a 0, conseguida no primeiro confronto, e empatou com a Estônia por 1 a 1. Croácia e República Checa também se classificaram, ao passarem por Turquia e Montenegro, respectivamente.
A Eurocopa de 2012 acontecerá entre os dias 8 de junho e 1º de julho do ano que vem e será a última a acontecer neste formato de 16 seleções. A partir da edição seguinte, na França, em 2016, serão 24 classificados para a fase de grupos, o que significa que quase metade dos 53 associados da Uefa disputará o torneio.