A Fifa anunciou nesta segunda-feira que o seu Comitê de Emergência decidiu pela suspensão imediata da Federação Nigeriana de Futebol. A pena foi imposta pela interferência do governo da Nigéria, que, entre outras ações, se colocou contra membros eleitos da entidade.
De acordo com o comunicado emitido pela Fifa, a Federação "não poderá ser representada em nenhuma competição regional, continental ou internacional, inclusive de clubes, e tampouco em partidas amistosas" durante a vigência da punição, que não tem prazo para acabar.
"A suspensão será mantida até que as ações judiciais tenham cessado e os dirigentes eleitos do Comitê Executivo da Federação Nigeriana de Futebol sejam capazes de trabalhar sem qualquer interferência", informou o comunicado da Fifa sobre o caso.
Leia mais:
Botafogo joga por empate para acabar com jejum de 29 anos no Brasileirão
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
Com a suspensão aplicada à Federação Nigeriana, a Fifa mantém a tradição de combater a intervenção governamental em suas filiadas, o que já causou outras punições semelhantes em casos parecidos com o que vive atualmente a Nigéria.