E o Flamengo, enfim, venceu sua primeira partida no Campeonato Brasileiro. Após seis rodadas, o time bateu a Chapecoense por 1 a 0, neste sábado, no Maracanã, graças a um gol de Gabriel. Com o resultado, a equipe chegou aos quatro pontos, em 16.º, momentaneamente fora da zona de rebaixamento - no entanto, depende de outros resultados para encerrar a rodada fora da degola. A Chapecoense está em sétimo lugar, com nove pontos.
Para deixar as últimas colocações, o técnico Cristóvão Borges surpreendeu na escalação. Colocou o volante Luiz Antônio na lateral direita e deslocou Pará para a esquerda, deixando Anderson Pico no banco. Além disso, escalou três volantes e formou o ataque com Marcelo Cirino e Eduardo da Silva.
A formação rendeu ao Flamengo um meio de campo sólido na marcação, mas deixou o time capenga no apoio. Na esquerda, Pará evitou os avanços e se limitou a marcar. Assim, as jogadas ofensivas na etapa inicial se resumiram a investidas pela direita. Luiz Antônio foi visto com frequência na linha de fundo, mas pecou nos cruzamentos. O resultado foi um primeiro tempo com poucas chances de gol.
Leia mais:
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
O time rubro-negro voltou igual para a segunda etapa. No começo, repetiu os mesmos problemas do primeiro tempo, insistindo em jogadas pela direita e no chuveirinho sem sucesso para a área. Aos poucos, porém, o Flamengo cresceu. À base de lançamentos e passes longos, principalmente pela meia direita, o time começou a construir chances de gol.
Aos 17, Cirino foi lançado e puxado por Vilson quando chegava à grande área. O zagueiro foi corretamente expulso pelo árbitro Anderson Daronco. E o caminho para a vitória foi aberto. Com um a mais, a equipe rubro-negra aumentou a pressão.
E apenas três minutos mais tarde abriu o placar. Aos 20, Luiz Antônio cruzou, o goleiro Danilo saiu mal e socou a bola nos pés de Gabriel, que bateu no meio do gol. Depois disso, o Flamengo teve pelo menos mais três chances de gol, duas com Cirino e outra com Eduardo da Silva. Faltou, porém, melhor qualidade no arremate. O time rubro-negro ainda correu o risco de sofrer o empate aos 41, quando Apodi chutou forte de fora da área e Paulo Victor espalmou. Mas o placar acabou 1 a 0 para alívio do time rubro-negro.