Em sua primeira partida após a demissão do treinador Cuca, o Flamengo venceu o Santos por 2 a 1, na Vila Belmiro, neste domingo, e quebrou um tabu histórico: é a primeira vez na história que os cariocas vencem o rival jogando no estádio santista.
Flamenguista de coração, o técnico Vanderlei Luxemburgo esperava pela segunda vitória do Santos sob seu comando, mas o time foi apático na primeira etapa, tendo como chance apenas um chute rasteiro de Neymar, defendido por Bruno, aos 46. "Faltou concluir em gol. Tivemos algumas chances; precisamos melhorar no segundo tempo", comentou Paulo Henrique.
Com a mesma ideia de seu jogador, Luxemburgo modificou a equipe ao colocar Robson e Tiago Luís nos lugares de Roberto Brum e Neymar, respectivamente. Mesmo assim, parecia que o dia não seria santista.
Com mais posse de bola e com Adriano lutando com a dupla de zaga santista, o Flamengo começou superior na segunda etapa, mas foi o Santos que resolveu dar algum ânimo ao jogo aos 29, quando Robson avançou como quis no meio do campo e chutou para vencer o goleiro Bruno.
A torcida santista já comemorava a segunda vitória consecutiva na "quarta era" de Luxemburgo quando Adriano passou por André Astorga e chutou forte para empatar o jogo aos 32 minutos. "O garoto [Felipe] já havia feito duas boas defesas e evitado meu gol, mas naquele lance não teve jeito", disse o técnico após a partida.
Empolgado com o empate, o Flamengo contou com a ajuda santista para sair da Vila com a vitória. Aos 42, Pará se precipitou e tocou a bola para o fundo de seu próprio gol, dando fim à maior escrita no clássico entre os dois clubes.
Agora, o Santos busca a reabilitação diante do Náutico na quarta-feira, às 19h30, nos Aflitos, enquanto o Flamengo quer a segunda vitória com Andrade no comando na partida contra o líder Atlético-MG na quinta, às 21 horas, no Maracanã.