Cada vez mais perto do título, o Fluminense voltou a vencer um adversário difícil - 1 a 0 sobre o Botafogo -, na noite deste sábado, e manteve seis pontos de vantagem sobre o vice-líder do Campeonato Brasileiro: tem 62 contra 56 do Atlético-MG, que também ganhou na 28ª rodada. A vitória no clássico carioca, disputado no Engenhão, se deve ao atacante Fred, artilheiro da competição ao lado de Bruno Mineiro, da Portuguesa, com 14 gols cada.
Na única oportunidade que teve em todo o jogo, Fred aproveitou passe de Wellington Nem e deslocou a bola do goleiro Jefferson para garantir a vitória do Fluminense no clássico. "Não tem essa de entrar na euforia da torcida. Falta muita coisa e agora é pensar no Bahia (com quem o time joga na quarta-feira, fora de casa)", declarou o artilheiro.
Fred poderia dividir parte da responsabilidade por mais três pontos com Diego Cavalieri. O goleiro menos vazado do Brasileirão foi muito importante para o time do Fluminense no início do jogo. Nos oito minutos iniciais, ele evitou o gol do Botafogo três vezes, sempre com defesas difíceis.
Leia mais:
Atuesta volta ao Palmeiras após empréstimo ao LAFC, mas não deve ficar
Londrina EC se apresenta com 13 jogadores e aguarda reforços
Torcida do Corinthians lança campanha de arrecadação para pagar estádio
Votação sobre impeachment de Augusto Melo no Corinthians é adiada
O Botafogo, estacionado nos 40 pontos, ficou mais longe de sua meta: a de se classificar para a Libertadores de 2013. Agora, a distância para o Vasco, o quarto colocado, é de dez pontos. Mas o consolo é que o time foi melhor a maior parte do tempo neste sábado, com boa atuação de Seedorf, o mais lúcido e talentoso jogador botafoguense.
Dos pés de Seedorf, surgiram grandes chances de gol para o Botafogo. Algumas desperdiçadas por Elkeson, com a participação direta de Diego Cavalieri, que vem sendo decisivo para o Fluminense com suas defesas.
No decorrer do segundo tempo, o empate parecia mais provável. Mas o até então "apagado" Fred percebeu a hora correta de avançar pelo meio quando Wellington Nem arrancava pela direita. No cruzamento perfeito do companheiro, o artilheiro fez a diferença: 1 a 0, aos 27 minutos. Na semana passada, o Fluminense já havia derrotado outro rival, o Flamengo. Assim, sem tropeços mesmo nos jogos mais difíceis, segue como favorito à conquista do título do Brasileirão.