O tenista Gustavo Kuerten voltou a atingir as semifinais de um torneio disputado em quadras de saibro pela primeira vez em quase um ano. Nesta sexta-feira, o brasileiro venceu o italiano Filippo Volandri por 2 sets a 1, em jogo emocionante, e avançou em Viña del Mar, no Chile. As parciais foram de 6/1, 2/6 e 7/6 (7/4).
A última vez que Guga havia ficado entre os quatro melhores em uma competição disputada sobre seu piso predileto havia sido no Torneio de Acapulco (MEX), em fevereiro de 2003.
Nesta sexta, diante do italiano, 44º do ranking de entradas, o tenista catarinense iniciou o jogo bem, mas acabou tendo dificuldades. No primeiro set, quebrou o serviço do rival no segundo e no quarto games e não teve seu saque ameaçado.
Leia mais:
Deyverson diz que saiu triste do Palmeiras e implorou por jogo de despedida
Vaquinha da Arena do Corinthians não baterá metade da meta se mantiver média
Com gols de Kevyn e Icaro, Londrina EC vence o Maringá em Alvorada do Sul
Zagueiro Marco Antônio é o novo contratado do Londrina EC
No segundo, Guga venceu o primeiro game no saque do rival, mas a quebra foi devolvida em seguida. No sexto game, Volandri voltou a conseguir a quebra, suficiente para fechar em 6/2.
Na parcial decisiva, Kuerten voltou a ter dificuldades. Com quebras no primeiro, terceiro e quinto games, sacava para fechar em 6/0, mas sofreu revés no sexto game. Voltou a desperdiçar o serviço no oitavo, recolocando o italiano na partida. Desestabilizado, o brasileiro permitiu a quebra novamente no décimo game, e o set foi para o tie-break. No desempate, Guga se recuperou e fez 7/4.
"Rei do saibro" entre 2000 e 2001, quando realizou suas melhores temporadas, Guga, atual número 17 do mundo, não conseguiu resultados expressivos na terra batida no ano passado.
Nos Masters Series disputados nesta superfície, seu melhor desempenho foi a terceira rodada em Hamburgo (ALE).
Em Roland Garros (FRA), único Grand Slam disputado no saibro, caiu nas oitavas-de-final.
Os dois únicos títulos conquistados pelo brasileiro em 2003 - Auckland, na Nova Zelândia, e São Petersburgo, na Rússia -, vieram em quadras rápidas.
Na próxima rodada do torneio chileno, Guga vai enfrentar o espanhol David Sánchez, atual campeão da competição, que nesta sexta venceu o argentino Gastón Gaudio por 2 a 1, com 7/5, 3/6 e 6/2. A partida será disputada neste sábado, às 17h (de Brasília).
Informações Folha Online