Os artigos da Copa do Mundo estão na mira do Inmetro. No Paraná, o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) começa nesta segunda-feira (05) a Operação Verde-Amarelo nas lojas de artigos esportivos.
Periodicamente, equipes de fiscais treinadas pelo Inmetro fazem uma verificação geral no mercado. Tal verificação consiste na constatação da existência de etiqueta indicando a composição do tecido - se o tecido tem somente fibras naturais ou se há também fibras sintéticas e qual a proporção de cada - e se ela está escrita em língua portuguesa.
Além disso, é obrigatório constar da etiqueta o CNPJ do fabricante, tamanho da peça e instruções para sua conservação e limpeza. Quando os fiscais encontram evidências de que as informações contidas na etiqueta não são verdadeiras, o produto é coletado e submetido à análise por um laboratório credenciado para a verificação da fidelidade das informações. Dessa forma, o IPEM atua na proteção do consumidor garantindo que sejam retirados do mercado produtos cuja composição não atende às especificações declaradas pelo fabricante.
Leia mais:
Botafogo joga por empate para acabar com jejum de 29 anos no Brasileirão
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
A Operação Especial Verde-Amarelo deverá se estender até sexta-feira (09), data de abertura do campeonato mundial, na Alemanha.
Informações da AEN