Para que não haja atrasos na conclusão das obras da Copa do Mundo de 2014, as licitações ocorrerão em lotes. A informação foi transmitida aos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) pelo diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Gil Polidoro. Acompanhado pelo secretário de Estado para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, o dirigente da Comec e equipe técnica vieram ao TCE apresentar aos conselheiros o andamento das licitações, projetos e obras relativos ao torneio.
"É importante que todos os conselheiros tomem conhecimento do andamento das obras na sede de Curitiba. Estaremos atentos aos prazos, valores e ao cumprimento da lei", declarou o conselheiro Heinz Herwig. Ele preside o Grupo de Trabalho criado pela Corte de Contas em 2009 para fiscalizar os empreendimentos. A equipe é formada por 13 servidores da Casa. "Estamos prestando todas as informações necessárias", afirmou o secretário Mario Celso Cunha ao final da reunião. O encontro aconteceu na manhã da última quinta-feira (30 de junho).
Editais
Na reunião a equipe técnica do TCE apontou aos representantes do governo estadual discrepâncias entre os Editais de Concorrência Pública nº 02/2010, nº 03/2010 e os contratos nº 01/2011 e nº 02/2011. Estes dois documentos foram firmados pela Comec para contratação dos serviços de elaboração de estudos e de projetos de engenharia viária. Em ambos foram encontradas falhas formais em relação aos pagamentos.
Leia mais:
André e Arana não treinam e podem desfalcar o Brasil contra a Venezuela
Santos perdeu tempo, mas crê que pode 'atravessar' o Cruzeiro por Gabigol
Bastidores de Gabigol no Flamengo têm clima ruim e bronca com Landim
'Ninguém marcou mais que eu', diz Cristiano Ronaldo em busca dos mil gols
Os representantes da Comec explicaram que houve erro na digitação dos editais. De acordo com eles, a falha foi corrigida por meio de errata e ofícios foram encaminhados a todos os participantes da licitação informando sobre o problema. O Contrato nº 02/2011 também foi retificado. Permaneceu, contudo, erro de digitação no Contrato nº 01/2011. O diretor-presidente da Comec comprometeu-se a elaborar termo aditivo com a correção do item apontado.
Indagado sobre o cronograma das obras, Polidoro comprometeu-se a repassar ao Grupo de Trabalho do TCE a atualização do cronograma das obras, bem como o termo aditivo ao Contrato nº 01/2011 com as adequações devidamente formalizadas.