A contestável escolha por Branislav Ivanovic, do Chelsea, para a seleção da Liga dos Campeões, não apenas deixou Daniel Alves de fora da equipe como impediu que o time tivesse, de uma só vez, todos os titulares do Barcelona. Neymar, assim, é o único brasileiro entre os 18 selecionados pela Uefa.
Os escolhidos são quase todos de apenas três times: Barcelona, Juventus e Real Madrid - Ivanovic é a única exceção. A seleção não tem nenhum atleta do Bayern de Munique, semifinalista, que colocou quatro atletas na equipe ideal da temporada passada.
A equipe tem reflexo direto dos resultados da Liga. O campeão Barcelona tem: Ter Stegen, Macherano, Piqué, Alba, Busquets, Iniesta, Busquets, Rakitic, Suárez, Neymar e Messi. Da Juventus, foram escolhidos Buffon, Chiellini, Marchisio, Pirlo e Morata, enquanto Cristiano Ronaldo e Toni Kroos representaram o Real.
Leia mais:
Luxemburgo repensa futuro no futebol, mas diz: 'Sempre fiz gestão'
Com dupla em alta, Corinthians pode garantir vaga na Libertadores
Volante e meia se apresentam e Londrina EC treina com 19 jogadores
Palmeiras, Fla e Flu são cabeças de chave no Super Mundial de Clubes
Na comparação com a temporada passada, só três atletas se mantiveram na lista: Iniesta, Kroos e Cristiano Ronaldo. No ano passado, estavam no time ideal nomes como Manuel Neuer (terceiro colocado na Bola de Ouro da Fifa), Diego Costa, Robben e Ibrahimovic.