Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade

Niclevicz vence a Trango Tower

Redação - Folha do Paraná
02 jul 2001 às 17:25

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

O alpinista paranaense Waldemar Niclevicz adicionou mais uma linha ao seu extenso currículo ao atingir no final de semana o topo da Trango Tower, no Paquistão. A equipe de Niclevicz foi a primeira da América Latina a realizar a escalada de 6.251 metros da maior torre de granito do mundo.

A escalada foi marcada por dificuldades. Três integrantes da equipe passaram mal devido a falta de oxigênio e não puderam chegar até o cume. Apenas Irivan Burda e Marcelo Santos, além do próprio Niclevicz, atingiram o topo da montanha, e mesmo assim com dificuldades. Com o aumento da temperatura na reta final da escalada, blocos de gelo se desprendiam do cume e ameaçavam os alpinistas. "É perigoso, porque às vezes os blocos são pequenos, mas podem chegar a ter até o tamanho de um Fusca", comentou Niclevicz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Apesar do triunfo, a equipe de Niclevicz ainda tem que enfrentar a descida da Trango Tower, que pode ser tão perigosa quanto a subida. Com o equipamento mais desgastado e a equipe cansada, a atenção tem que ser redobrada. Além disso, Alexandre Portela, Sergio Tartari e José Luiz Hartmann ainda estão se recuperando de inflamações na garganta e da falta de oxigênio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Neste domingo (8)

Botafogo joga por empate para acabar com jejum de 29 anos no Brasileirão

Imagem de destaque
Rodada final

Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo

Imagem de destaque
Torneio Paraná de Verão

Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Em janeiro

São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral

Os planos de Niclevicz para o futuro próximo não incluem nenhuma escalada. Apesar de reconhecer a importância de estar sempre em atividade para garantir o patrocínio, Niclevicz já alertava que queria um tempo de descanso. "Depois da Trango Tower quero descansar, organizar slides de outras expedições que ainda não tive tempo de ver, e começar a escrever um livro sobre a Trango Tower", explica.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade