O tenista catarinense Gustavo Kuerten atende também pelo título monárquico do "rei do saibro" no selto mundo do tênis profissional. O título não poderia caber melhor em nenhum outro concorrente. Somente neste ano, Guga venceu cinco títulos jogando sobre o piso de pó de tijolo, ou terra batida, como preferirem.
Pra quem acha pouco, basta fazer as contas direito e mudar de idéia. Foram sete torneios disputados, dos quais ele saiu com a taça principal (e a maioria dos dólares) em Buenos Aires, Acapulco, Monte Carlo, Rolando Garros e, agora, em Suttgart. Se forem incluídos os jogos não muito positivos da Copa Davis, foram 39 partidas realizadas no total do ano para a surpreendente marca de 36 vitórias (92,3% de aproveitamento).
Guga chegou a ter a incrível marca de 34 jogos seguidos com vitória em torneios no saibro. A marca foi quebrada na final de Roma, quando perdeu a invencibilidade para o espanhol Juan Carlos Ferrero. É ferrero, aliás, quem mais se aproxima de Kuerten no número de vitórias no ano (31 vitórias e quatro derrotas).
Leia mais:
Atuesta volta ao Palmeiras após empréstimo ao LAFC, mas não deve ficar
Londrina EC se apresenta com 13 jogadores e aguarda reforços
Torcida do Corinthians lança campanha de arrecadação para pagar estádio
Votação sobre impeachment de Augusto Melo no Corinthians é adiada
Por isso que o "rei do saibro" é também o principal atleta brasileiro em atividade.