O técnico Oswaldo de Oliveira apareceu para o futebol no final da década de 1990, quando assumiu o Corinthians após a saída de Vanderlei Luxemburgo e acabou conquistando o Mundial de Clubes em 2000. Em seu meio de campo, a dupla formada por Vampeta e Rincón dava a sustentação para a defesa e também começava as principais jogadas de ataque. No Palmeiras, 15 anos depois, o treinador quer reeditar a parceria, agora com Arouca e Gabriel.
O estilo de jogo dos dois, de fato, lembra o dos corintianos. Gabriel e Arouca são eficientes na marcação e também sabem sair jogando com técnica. O treinador já falou diversas vezes que espera trabalhar com os dois palmeirenses em uma função tática na qual eles intercalam as funções de primeiro e segundo volante. "Eles têm qualidade para sair jogando e também são importantes na marcação", explicou.
O seu "Palmeiras ideal", é Gabriel, Arouca e mais nove. O treinador gosta de montar times ofensivos e o fato de não ter um volante mais marcador mostra isso. Embora exija atenção na marcação de todos os jogadores, os meias terão mais liberdade para criar com Gabriel e Arouca se fixando na função.
Leia mais:
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Arouca vai estrear pelo Palmeiras no domingo, diante do Penapolense, fora de casa, pela sexta rodada do Campeonato Paulista, e tudo caminha para que já comece a partida como titular. Pelo menos é o que o Oswaldo de Oliveira pretende. "Minha ideia é começar com o Arouca no próximo jogo, se ele realmente continuar a mostrar a capacidade física e técnica que está demonstrando", disse o treinador.
O vigor físico de Arouca ajuda bastante para que ele consiga estrear tão rápido. Vale lembrar, que o volante só começou a treinar no Palmeiras no dia 1º, já que negociava um acordo com o Santos para não ter que brigar na Justiça e deixar o clube de graça. Com sua entrada, o mistério fica para saber quem vai perder a vaga entre os titulares.
Alan Patrick e Allione são os dois mais ameaçados, com Robinho correndo por fora. Embora esteja atuando na posição de Arouca, o meia é quem mais parece ter agradado Oswaldo dentre os três. Tanto que ao ser questionado se o seu meio de campo ideal é formado por Gabriel, Arouca, Valdivia e Cleiton Xavier, o treinador falou, em tom de brincadeira. "Não gostei de você ter tirado o Robinho do time".